Análise: Bientôt l’été

 Em comparação com outros lançamentos Bientôt l’été evita o caminho tradicional a favor da utilização do meio para criar uma obra de arte conceptual. Surpreendentemente, Tale of Tales descreve Bientôt l’été como “não é um jogo para ser vencido” e que não inclui uma meta ou história. No entanto, não importa a descrição do jogo ou descrição exacta do género, a experiência real é o que é importante e nisso, Bientôt l’été proporciona resultados mistos. Não tenho qualquer problema com experiências fora da caixa, gostei bastante de Datura por exemplo apesar de não ter sido bem recebido por grande parte da critica.

A premissa de ficção cientifica inspirada envolve os jogadores que começam o jogo como um avatar macho ou fêmea que é usado dentro de um mundo de realidade virtual criada a bordo de uma estação espacial orbital. Depois de seleccionar um avatar, o jogador encontra-se ao longo da costa de uma praia com ondas e gaivotas a voar. No entanto, o mundo virtual não é o que parece, à medida que poéticas frases francesas aparecem aleatoriamente à frente do avatar e o dia passa rapidamente para noite.

As frases encontradas durante os passeios na praia virtual podem então ser usados para se comunicarem com outro avatar através de um jogo de xadrez. Os jogadores aleatoriamente pode ser emparelhados com uma pessoa anónima ou decidirem jogar contra um avatar do computador. Tanto as frases poéticas francesas usados ​​para comunicar, assim como as peças de tabuleiro de xadrez devem ser recolhidos na praia. Os jogadores preparados para uma troca estranha de poesia francesa ou jogo de xadrez de forma livre podem entrar no único edifício na praia. A combinação de elementos do jogo de beber vinho virtual durante um jogo de xadrez para caminhadas sem rumo ao lado do litoral numa experiência tanto obscura e misteriosa que é continuamente aberta à interpretação do jogador.

Os componentes de Bientôt l’été que solicitam a entrada jogador como o jogo de xadrez e explorar o litoral, que poderiam ser considerados os elementos mais próximos da jogabilidade tradicional de um videojogo, não são muito bem sucedidos em fornecer aos jogadores com o conteúdo que é atraente o suficiente para justificar a longas sessões de jogo ou mesmo uma segunda playthrough. O processo real de jogar xadrez no jogo não é limitado por quaisquer regras formais, mas simplesmente por decisões dos indivíduos de para onde mover as peças. O jogo dá mais ênfase à troca das frases franceses encontradas na praia que por sua vez não oferecem efeitos ou resultados, com a excepção de como o jogador reage emocionalmente. Bientôt l’été tem muitas ideias e conceitos interessantes para compartilhar com os jogadores, infelizmente, a maneira em que eles são apresentados muitas vezes é quase impossível de compreender.

O aspecto do jogo que tem melhor resultado e resulta em mais tempo gasto no mundo do jogo é a sua beleza e estranha sensação de tempo e movimento. Os visuais ousados ​​do jogo e banda sonora criam uma experiência atmosférica que poucos outros jogos têm sido capazes de igualar. Sim ė relativamente facil encontrar jogos com grafismo acima da media mas nem sempre conseguimos encontrar um jogo que consegue transmitir a atmosfera desejada mesmo com um grafismo de topo. Sem um orçamento milionario este jogo consegue transmitir o que os seus criadores desejavam, se tudo isso resulta e é bem vindo pouco interessa, mas é de louvar o esforço feito em criar este mundo virtual. Em última análise, os jogadores terão de decidir por si mesmos o que os consegue agarrar em Bientôt l’été se realmente houver algo que vos interesse neste tipo de experiência. Pessoalmente não me vejo a jogar muito mais este jogo, mas consigo ver razões para que alguns jogadores se sintam atraídos por este.

Não importa o fato de que todos os objectivos reais serem completamente vagos ou mesmo uma história que se existir me passou completamente ao lado, a jogabilidade de Bientôt l’été é uma experiência desarticulada e obscura que nunca se explica. Não há noção real do que fazer e o que se passa realmente no jogo. Mesmo neste tipo de jogos é preciso nunca esquecer que se trata de um jogo. O último factor de como um jogador goza da única experiência oferecida em Bientôt l’été será baseada unicamente na sua aceitação e apreciação do seu afastamento da experiência normal de um videojogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster