Antevisão: LittleBigPlanet Vita

LittleBigPlanet é fantástico isso todos nós já sabemos e até já comprovamos que funciona bem numa consola portátil, razão pela qual esta nova versão vem apenas realçar estes aspectos, mas isso não quer dizer que não haja espaço para inovação. Além de não ser a primeira versão portátil de LittleBigPlanet, também já não é a primeira grande licença da Sony a marcar presença na nova portátil da Sony. Resistance, WipEout e Uncharted já fazem parte do catálogo da consola e uns mais que outros mantiveram grande parte das qualidades das suas contrapartes das consolas caseiras, mas LittleBigPlanet pode ser o primeiro que pode mesmo ir mais além, assumindo-se como a experiência mais solida da série.

Antes de mais é realçar que desta vez existe uma história em LittleBigPlanet. Salvar Carnivalia é o objectivo do modo estória e não falta até um vilão. LittleBigPlanet já não é portanto um monte de Sackboys aos saltos sem qualquer sentido e tem agora uma estória que liga todos os níveis. O mais importante é que esta estória liga-se de forma perfeita ao mundo de LittleBigPlanet e com Nuno Markl como narrador não se pode pedir melhor.

Os controlos estão já a um nível praticamente perfeito e não há mudanças relativamente à versão PS3. Podem contar com um esquema de controlos praticamente igual, mas podem também contar com uma série de funcionalidades que tiram partido das funcionalidades da consola.

O ecrã táctil é bastante utilizado especialmente para controlar blocos ou colar autocolantes mas é também utilizado em mini-jogos, havendo alguns em que o ecrã táctil é a unica coisa que se usa. É uma forma bastante melhor para controlar os blocos do que utilizar o Sackboy para os empurrar ou controlar os autocolantes com o analógico. O toque traseiro é também utilizado para outras peças nos vários nives. Enquanto se utiliza o ecrã táctil para empurrar estas peças, utiliza-se o toque traseiro para “empurrar” estas peças, trazendo-as para a frente.

Depois de jogar a primeira parte da estória, desbloqueamos o modo Arcada, onde existe uma série de mini-jogos como Tapling que é uma mistura de Limbo com as mecânicas de Loco-Roco e que por si só com mais alguns níveis poderia muito bem ser um jogo completo em qualquer iPhone ou iPad.

Como todos o LittleBigPlanet para PS3 o conteúdo será praticamente ilimitado uma vez que a comunidade irá estar bastante ocupada criando bastantes níveis que vos irão deixar bastante ocupados e atualmente nota-se que os próprios criadores do jogo se estão a divertir criando bastantes níveis da zona da comunidade.

Esta versão para PlayStation Vita está para já num estado praticamente perfeito e poucas melhorias podem ser feitas. O único que problema que encontrei foi algo insignificante como o movimento da cabeça do nosso Sackboy que por vezes fica toda para trás fazendo o boneco olhar sempre para cima ou o completo oposto. Outro problema é já um defeito e deve ser corrigido na versão final e tem a ver com o uso do toque no ecrã e toque traseiro nos níveis da comunidade que tem alguns problemas, mas na globalidade esta nova versão será das melhores da série e tem tudo para vender muitas Vitas pelo mundo fora.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster