Análise: Puddle

Puddle foi inicialmente criado por um grupo de estudantes franceses e foi vencedor do GDC 2010 Showcase na categoria de estudantes, Puddle teve um lançamento inicial na Xbox 360 e chega agora à Steam. Concentrando-se na física de fluidos, Puddle faz muita coisa bem e é sem duvida um jogo muito interessante.

O conceito por trás de Puddle parece simples à primeira vista, levar uma pequena quantidade de líquido do ponto A ao ponto B, mas rapidamente se torna evidente que há algo complexo por trás dessa pequena ideia. Seu Puddle comporta-se como um líquido no mundo real, embora um pouco mais viscoso do que o normal. Puddle pode facilmente dividir-se em múltiplos fluxos e se se mover muito rapidamente pode espirrar por todo o lado.

Os controles são muito simples, usando o gatilho esquerdo e direito  inclinam o ecrã e começam a mover o líquido, muito semelhante a LocoRoco. O jogo em si, no entanto, está longe de ser simples. Enquanto se move puddle através de cada nível vão encontrar um grande número de obstáculos estranhos, tais como tubos de água quente que farão com que seu líquido evapore, plantas que o comem, as superfícies que reagem com ele e fogo que a incendeia.

Não estamos a falar apenas de água aqui, às vezes, é ácido sibilante ou nitroglicerina e todos nós sabemos o que acontece quando se mexe com nitroglicerina. Movendo o Puddle através dos níveis vezes requer um toque delicado, há uma abundância de secções onde moverem-se muito rápido vai enviar o líquido a voar para algum tipo de obstáculo. Igualmente, moverem-se lentamente em algumas secções vai enviar o Puddle a driblar para a sua morte. O design de Puddle é realmente de alto nível e o jogo apresenta uma tonelada de quebra-cabeças desafiadores para conquistar. Há 48 etapas numa série de ambientes diferentes e estarão competindo por medalhas de ouro, prata ou cobre em cada nível.

Infelizmente existem algumas coisas que prejudicam um pouco o jogo. Primeiro, a câmara pode ficar confusa com bastante facilidade. A própria natureza do jogo faz com que o Puddle tenha que quebrar em gotas separadas em algumas  secções  o problema é que a câmara não parecem ter uma regra quanto a que parte do líquido quer seguir quando isso acontece. Muitas vezes, ele desiste e fica lá enquanto o seu líquido escorra para fora do ecrã. Se forem muito bons no jogo e mantiverem o líquido junto de vocês poden não perceber isso, mas nos níveis mais difíceis, isto pode ser muito frustrante.

Segundo, Puddle só tem realmente  um modo de jogo. Há um editor de níveis , chamado de Laboratório, incluído  deixa um sentimento de faltar algo. Pode desbloquear peças através do jogo principal para apimentar os níveis, mas só podem criar um de cada vez e não há maneira de compartilhar a criação ou realmente até mesmo jogá-lo, a água só cai continuamente e se move através do nível .

Quanto ao modo de jogo principal, a física e nível de desafio são fantásticos. Infelizmente, a câmara faz o jogo frustrante às vezes e há um sentimento geral de que o jogo foi apressado. Entusiastas de jogos de quebra-cabeça vão realmente gostar de Puddle, especialmente se gostarem de um nível de desafio acima da média.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster