Análise: Ar Tonelico Qoga Knell of Ar Ciel

Qoga é o terceiro jogo na saga Ar Tonelico que se estreou na PlayStation 2. Embora seja marcado pelas tradicionais falhas dos JRPGs implementa também todas as melhorias e mecânicas que têm sido introduzidas neste subgénero. Aoto é um carpinteiro preocupado com pouco além de dormir e evitar o trabalho, até que uma mulher vestindo uma armadura aparece à sua porta a lutar contra um grupo de soldados. Um salvamento rápido depois, a mulher transforma-se numa mulher diferente e transforma os seus perseguidores em fatias de bolo. Ar Tonelico Qoga é esse tipo de jogo, tradicional jogo da NIS. A história é bastante alegre, a personalidade das personagens é divertida e o grafismo colorido.

Apesar de ser o terceiro na série os jogadores que entrem agora podem ficar descansados, pois apesar de quem jogou os anteriores possam sem duvida aproveitar melhor o jogo não é realmente preciso ter jogado nenhum dos anteriores para tirar o máximo partido de Qoga. Numa enciclopédia podem ficar a saber tudo o que precisam sobre o passado do mundo de Ar Tonelico, uma história surpreendentemente detalhada e mais séria do que o tom relaxado do resto do jogo.  Ar Ciel é o mundo de Ar Tonelico, em nítido contraste com a sua paleta de cores brilhantes, é um mundo pós-apocalíptico onde tanto o céu como a superfície da terra se tornaram inabitáveis. Ar Ciel é um mundo literalmente movido pela música. Especificamente, “Magic Song”, gerada pelas torres e canalizada apenas por Reyvateils, uma raça artificial.

Em contraste com os jogos anteriores, no entanto, Ar Tonelico Qoga coloca Reyvateils numa posição diferente. Em vez de ser raros num jogo e a morrer no outro, os Reyvateils em Qoga mandam no império Clustanian através dos níveis superiores da torre, exterminando comunidades inteiras ao menor sinal de desafio. E não é difícil dizer por que Reyvateils não estaria em algum posto poderoso, pois eles formam o núcleo absoluto do sistema Qoga de combate. Os encontros envolvem uma Reyvateil única e um grupo de até três vanguardas. As Vanguardas atacam com ataques físicos e movimentos especiais, enquanto os Reyvateil carregam um feitiço de Song Magic. Os inimigos tentarão romper a defesa das Vanguardas e atacar os Reyvateil, e as vanguardas vão defender até que possam desencadear o feitiço e vaporizar os inimigos.

Ao contrário de seus antecessores , Qoga tem um novo Sistema RAH  que opera em tempo real, com o jogador controlando um Vanguard de cada vez . Muitos inimigos menores podem ser derrotados exclusivamente por meio de ataques vanguarda, mas a maioria dos bosses e inimigos mais difíceis requerem o tipo de poder de fogo só Reyvateil  pode chamar. Os ataques têm tanto sentido de humor como o resto do jogo, pelo que podem esperar coisas hilariantes.  Extravagância de lado, o combate é menos elegante do que nos jogos anteriores. Embora o jogo recompensa que acabem com magia Reyvateil, encontros mais pequenos podem ser encerrado de forma mais eficiente pelas vanguardas sozinhas, e muitos bosses têm tanto HP que vão ter que aguentar apenas enquanto esperam pela magia Reyvateil.

Tal como os seus antepassados, Qoga é carregado até a borda com duplos sentidos, insinuações mal disfarçadas do tipo de conteúdo que pode fazer uma vergonha de jogar o jogo em público, ou em Inglês, onde alguém possa entender o diálogo. Aoto interage com as Reyvateil ao entrar no subconsciente delas naquilo que é bastante próximo de um romance virtual mas é necessário para desbloquear certos aspectos do jogo. Purging é uma acção de combate que, uma vez preparado, pode ser accionado por um botão. O que acontece, então, é mágico. Especificamente, a dissolução mágica de uma camada de roupa das Reyvateil. Além de acelerar a carga de Magic Song, adiciona efeitos elementares ou status para feitiços. À medida que há menos roupa adiciona também mais poder e  permite ataques mais sofisticados. Nos níveis mais altos de “limpeza” os jogadores podem encontrar os seus Vanguardas a defender uma enfermeira ou freira cuja modéstia é protegido apenas pelo equivalente holográfica de uma toalha de banho.

A desculpa para isso é que as Reyvateils podem absorver mais magia quando expõem mais a pele. Apesar desta descida aparente em vulgaridade não esperem nada de especial. O máximo que alguém sairia seria corar meninas anime em suas cuecas, ou a brincar timidamente sobre a sua “primeira vez”. Numa decisão de design inteligente, a história linear Qoga contém poucas distracções  com actividades laterais cuidadosamente construídas para reforçar o desenvolvimento da personagem. Não há sentido em procurar missões em Qoga, e o jogo é bastante generoso com dinheiro, experiência, recursos de crafting e pontos de mergulho, necessários para a síntese de Mergulho e itens. E enquanto o jogo usa um sistema de combates aleatórios,  todas as dungeons contam um “medidor de encontros” que se esgotam à medida que as batalhas são accionadas. Uma vez esvaziado, os jogadores são livres para explorar, sem interrupção, até que transitem para outra área.

Os visuais do jogo revelam claramente que Qoga tinha valores de produção um pouco baixos. Embora geralmente colorido e suave os modelos de personagens são de baixos polígonos. Isto é um pouco compensado pelo fato de que a maioria de diálogo ocorrer através estáticos recortes 2D e navegação cidade é tratado no estilo clássico de modelos 3D em mapas 2D, mas as masmorras sofrem de texturas suaves e ângulos menos do que úteis da câmara. No entanto no departamento de música Qoga brilha, o que é apropriado para um jogo com tanta ênfase no poder da música. Cada Reyvateil e seus Personae têm seu próprio tema de combate padrão, que é alterado quando o jogador acciona uma Purge.

Mas onde trilha sonora mais se destaca no jogo é nos vários “Hinos”, canções que tocam durante as cenas principais e batalhas. Cada Hino é uma composição complexa, com estilos que vão desde grandes arranjos orquestrais para um único instrumento vocal para discordante techno-rock, com uma melodia pop. Os hinos, muitas vezes tecem juntos várias faixas de corais, com letras em japonês e “Hymmnos”, um dialecto construído exclusiva para Ar Tonelico com sua própria gramática, sistema de escrita e vocabulário. Hymmnos supostamente representa o código de programação usado por Reyvateils na interface com as torres. A letra da canção em si não transmitem muito mais do que o sentimentalismo comum habitual em JRPGs e anime, mas o fato de que os criadores foram tão longe como para a construção de toda uma linguagem para fazer isso indica inspiração genuína. Além disso podem contar com um cd de oferta com toda a banda sonora, o que é fantástico.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster