Análise DarkFall Unholy Wars

DarkFall foi um verdadeiro mistério para mim. Não conhecia realmente nada sobre ele e pelo trailer pouco fiquei a conhecer. O grafismo não me convenceu mas isso pouco diz relativamente a um jogo e se as mecânicas de jogo fossem boas seria o suficiente para mim. Infelizmente quanto mais conheci sobre DarkFall Unholy Wars menos impressionado fiquei.

Se o grafismo é mediano, o resto no jogo é pobre para ser simpático. A mediocridade abunda em DarkFall, todas as mecânicas de jogo podem até ser originais mas nenhuma delas funciona. A começar pela movimentação da personagem que praticamente entra em conflito com a própria interacção com o restante ambiente, até ao inventorio tudo é uma confusão horrível que não funciona de forma alguma.

DarkFall Unholy Wars é como um primo bastante retardado dos outros MMOs onde apesar de tudo ser relativamente semelhante é feito de uma forma que não funciona. Para começar, apesar de moverem a personagem com as teclas WASD como normal têm que carregar com o botão direito e alternar entre o modo de movimento e o de interacção, o que nos obriga a estar parado sempre que pretendem ter qualquer tipo de interação.


Além disso há o sistema de inventorio que é o pior que já vi num jogo. Ao contrário de todo o bom senso, aqui não existem blocos para cada item. Para adicionar um item ao inventorio têm que arrastar cada item do inimigo para o vosso inventorio e arruma-lo em qualquer lado. Não há qualquer ordem e podem acabar com todos os itens uns em cima dos outros. É um sistema muito pouco funcional e a falta de um atalho para simplesmente transferir itens entre localizações não é pratico de todo.

O combate também não tem muitos pontos a favor. É em tudo semelhante a um RPG de acção em que têm que apontar a mira aos inimigos e atacar com a arma que tiverem equipada. Isto até poderia funcionar decentemente se houvesse pelo menos algum feedback se o nosso ataque atingiu o alvo ou não, mas este é tão pequeno que raramente sabemos se estamos a atacar o inimigo ou apenas o ar. Além disso os inimigos parecem tirar proveito do mau sistema de combate que além dos aspectos negativos já referidos é bastante lento, andando à nossa volta, o que torna até o mais simples dos combates um desafio demasiado irritante. O combate à distancia é um pouco melhor, mas assim que o inimigo chega à distancia que já não é possível atacar com um arco por exemplo a troca de arma é demasiado lenta e tudo fica novamente mais difícil.

A evolução da personagem é baseada no que o jogador faz. À medida que correm ganham mais stamina, atacar com uma espada com que comecem a dar mais dano e recolher recursos melhora a vossa habilidade de recolher os mesmo recursos no futuro. Tudo isto seria óptimo se o jogo valesse realmente a pena. Infelizmente somando o fraco jogo à lenta evolução, tudo isto realmente acaba por prejudicar ainda mais o jogo.

UW_Yssam Chamber_01

Por esta altura já devem ter percebido que DarkFall não vale realmente a pena, mas ainda não ficam por aqui os problemas. O mundo de DarkFall é também praticamente vazio. Passam-se minutos sem encontrar um inimigo ou algo para recolher. Os criadores dizem que o foco do jogo é a luta entre clãs. Os jogadores podem criar acampamentos que devem depois defender de outros clãs e atacar os acampamentos inimigos. Infelizmente isto funciona tão bem como o resto do jogo.

O PvP está sempre activado, o que torna possível jogadores masoquistas o suficiente para se tornarem bastante fortes no jogo, simplesmente acamparem em zonas de nível baixo e tornem este jogo ainda mais injogável do que ele já é.  Na realidade grande parte do tempo que irão passar no jogo é a morrer. Seja pela IA ridícula  pelos problemas no combate ou porque um jogador mais forte vos quer infernizar a vida.

Sendo este um jogo de um estúdio grego, podiam ter ao menos contratado um tradutor, pois todas as quests estão recheadas de erros grosseiros. Como se isso não fosse mau o suficiente estas são altamente repetitivas. Não existindo um tutorial e como todas as zonas do jogo são praticamente iguais sem características memoráveis é difícil não ficarmos perdidos. Além de o jogo ser incrivelmente aborrecido, o incentivo para continuar a jogar é nulo.

Starting-Area-01

Não há muito mais que possa dizer sobre DarkFall. É uma experiência que não quero repetir e não tenho qualquer esperança que um patch resolva os problemas do jogo. Se esta era uma tentativa de criar um sandbox estilo EVE Online de fantasia, foi uma missão brilhantemente falhada. Os pontos positivos acabam por ser, funciona e há mais do que um jogador online. Pelo menos dou-lhes o crédito por isso.

3/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster