Análise TrackMania 2 Stadium

TrackMania 2 Stadium é o ultimo titulo da série Trackmania, o jogo que revolucionou os eSports. Stadium é o jogo mais próximo de TrackMania Nations, trazendo a série de novo para os estádios.  Se lerem a minha análise a TrackMania 2 podem ver que não sou o maior fã da série, mas reconheço os seus pontos positivos. É um jogo bastante viciante, mas baseia-se muito mais em decorar um circuito do que a reagir a adversários por exemplo. Não há contacto ou qualquer tipo de dano, mas é provavelmente um dos jogos com maior noção de velocidade.

Logo no inicio irão ver as semelhanças com Nations. O objectivo é como sempre chegar ao fim no menor tempo possível e tentar obter uma de três medalhas, bronze, prata ou ouro, todos separados por meros milésimos de segundo. Conseguir a medalha de ouro pode ser um verdadeiro desafio, apenas os melhores o irão conseguir mas o desafio não acaba aí, pois online pode ser preciso fazer o circuito com zero erros para conseguir chegar perto dos melhores tempos.

tm2stadium-1351939023-5094f3cf6006e

As pistas iniciais são relativamente fáceis, com poucas curvas e algumas rectas mas à medida que progridem no jogo irão ver a complexidade dos circuitos e a precisão necessária. Existem cinco categorias, branca, verde, azul, vermelha e preta que marcam a dificuldade dos percursos. Todos os circuitos são fabulosos, tanto visualmente como no próprio desenho, com curvas e loops tornam cada um único.  Graficamente é onde se nota mais a diferença entre os dois jogos. Pois enquanto as pistas são semelhantes, os gráficos de Stadium são muito superiores, com texturas de alta definição e boa iluminação.

De volta está também o carro fantasma que nos relembra do nosso melhor tempo. É também bem mais interessante correr contra algo que não seja apenas contra o tempo, mesmo que seja apenas uma imagem de nós próprios. Dado que o jogo não tem qualquer tipo de impacto, visualmente não há qualquer diferença entre correr contra um carro fantasma ou contra adversários reais.

Trackmania_2_Stadium_ManiaPlanet_2013-06-21_11-24-08-72-pc-games

Em termos sonoros também não desilude. Mesmo que o tipo de musicas escolhidas não sejam o vosso género, não se pode negar que combinam com o jogo e dão-nos a adrenalina necessária para aguentar as curvas e contra curvas dos circuitos. Não é um jogo em que sejam precisos grandes sons de motores, altamente realistas, o que explica o maior foco na musica.

Algo que também marcou o jogo original foi a quantidade de customização que poderia ser feita ao carro e Stadium traz isso de volta. Não é algo que mude de qualquer forma a jogabilidade mas é sempre divertido diferenciar o nosso caso da concorrência, mesmo que não vejamos os carros adversário por mais de alguns segundos.

A componente online é a mais importante sem duvida. É divertido concorrer contra a nossa imagem, mas é contra outros jogadores, os verdadeiros profissionais deste jogo que o jogo atinge todo o seu potencial e esses jogadores encontram-se online. Como não existem colisões não há realmente grande diferença entre correr contra 10, 20, 30 ou 100 outros jogadores, sendo a latência o único problema. Se contra alguns jogadores as colisões retiram realismo, contra este numero de jogadores, eliminar colisões apenas elimina problemas. Stadium possibilita também aos jogadores criarem e partilharem as suas próprias pistas, o que aumenta bastante a longevidade do jogo.

Trackmania-2-Stadium-29942-4575925-2

TrackMania 2 Stadium é um jogo sólido, assim como TrackMania 2 o foi e TrackMania Nations o tinha sido já antes. Stadium pega em tudo o que tornou Nations num sucesso mundial e replicou tudo isso no motor de TrackMania 2. Pode ser dito que Stadium é apenas uma versão actualizada de Nations e quem o disser tem em parte razão, mas isso não é propriamente mau porque Nations é um jogo de enorme sucesso e com uma gigante legião de fãs.

Se gostam de jogos de corridas e querem experimentar algo diferente, TrackMania é único no seu estilo, oferece uma noção de velocidade que poucos conseguem igualar e oferece um serviço online dividido em  nacionalidades e continentes que promove bastante a competição e é quase pensado para ser jogado competitivamente.

9/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster