Análise Gas Guzzlers Extreme

Os jogos de combate de veículos não são muito populares atualmente e na realidade são um subgénero que nunca passou realmente de uma curiosidade com alguns jogos de qualidade. São raros os jogos do género, com muitos jogadores a pedir um novo Burnout por exemplo, um jogo que nem sequer se enquadra bem no género. A verdade é que ninguém parece desejar intensamente um novo Twisted Metal por exemplo. Gas Guzzlers Extreme chegou ao PC para preencher essa falha, mesmo que ninguém tenha realmente pedido para que essa seja preenchida, mas saiu-se bastante bem nesse objectivo.

Não há nenhuma história para preocupar o jogador, apenas carros, pistas, eventos, armas e muitas explosões. Ganhar corridas dá-nos o dinheiro necessário para comprar novos carros e armamento existindo uma longa lista para desbloquear e comprar. A jogabilidade é simples, mas algumas corridas podem ser realmente desafiantes. Há vários tipos de corridas, algumas em que nem sequer podemos usar armas, mas nenhum deles é surpreendente, sendo algo que já vimos antes. O armamento varia de espingardas a metralhadoras, lançadores de granadas , minas, fumo entre outros.

A progressão é diferente da que conhecemos normalmente, existe uma tabela de uma liga, na qual começamos com zero pontos e que podemos sempre ver sempre os pontos do primeiro classificado e assim ver quantos precisamos para desbloquear o evento de promoção à liga seguinte. Não é muito realista mas ajuda-nos a ver quantas corridas teremos de ganhar mais para prosseguir. A nossa classificação é composta por corridas vencidas e carros destruídos, portanto convém jogar de forma agressiva.

Apesar de simples, a jogabilidade é surpreendentemente satisfatória graças a um pequeno pormenor, o facto de podermos disparar na retaguarda. Se há algo que todos os jogados de combate de veículos e até o subgénero do qual Mario Kart é rei, é a frustração de ir em primeiro. Em quase nenhum jogo podemos retaliar e somos alvo de todos os adversários quando vamos em primeiro. Isto torna o jogo mais frenético, mas torna o papel do líder o mais difícil. Em alguns jogos podemos trocar um ataque por uma reparação do nosso veículo e em LBP Karting podemos cancelar um ataque por exemplo, mas em jogos realmente do género depois de pegar a liderança raramente nos podemos defender. Em Gas Guzzlers Extreme podemos disparar para quem nos está a seguir e assim tornar a experiência de seguir tão perigosa como ser seguido.

ss_3ee93923eb2f17cb44ec88305f1fe7ed5545bf25.1920x1080
Cada um dos veículos tem uma curva de aprendizagem rápida, com habilidades de corrida reforçado por impulsos nitroso cronometrados. Um carro rápido irá ser ótimo para corridas sem armamento mas pode ser um risco tentar liderar uma corrida com forte concorrência armada. Mas o bom design das pistas em Gas Guzzlers Extreme torna essa opção viável. Caso conheçam as pistas devidamente podem escolher zonas com mais curvas por exemplo que dificulte o adversário que tenta apontar as suas armas.

Mas além de tudo isto há algo que realmente me surpreendeu pela positiva, o impacto das armas. Ser atingido por uma metralhadora não tem grande impacto, mas um tiro de caçadeira a curta distancia pode fazer os adversário dar piões e mesmo o jogador perde o controlo numa curva ou se o tiro for bem colocado e se for um disparo de rocket então podemos capotar uma ou duas vezes. Isto faz com que o jogador sinta realmente o impacto dos seus disparos mesmo quando não destruímos o inimigo, pois podemos vê-lo às voltas a tentar voltar à pista com dificuldade. À uma desvantagem no entanto, isto faz com que destruir um adversário possa ser realmente difícil. Um disparo bem colocado pode enviar o adversário para o final da tabela portanto caso queiram destruir alguém vão ter que abrandar ou tentar acertar no centro do carro e usar uma arma de baixo impacto.

GasGuzzlers 2013-08-31 10-28-42-39

As corridas em si são muito divertidas, os carros são adequadamente flexível e robustos de forma convincente, com um motor gráfico capaz de um bom grafismo e efeitos visuais. Apesar da IA ser muito boa, nada consegue rivalizar com um jogador humano, portanto é uma pena que exista tão pouca gente a jogar online. Mas mesmo com esse problema, vale realmente a pena comprar  Gas Guzzlers Extreme. O género não é dos mais populares, mas este é um dos melhores do género no PC, eliminando alguns dos problemas que assombram o género desde o inicio.

8/10

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster