Análise: Scribblenauts Unlimited

Nesta análise vou-me focar na versão Wii U, no entanto o jogo está também disponível para PC, numa versão praticamente idêntica e para 3DS, onde tem claramente menos funcionalidades e uns visuais menos ricos. O mundo de Scribblenauts é colorido e interessante. É neste mundo que vive Maxwell, a nossa personagem equipada com um caderno mágico que torna real o que ele escreve.

É com este instrumento que vamos resolver todos os problemas que o jogo nos vai colocando pela frente. As possibilidades são gigantes, tanto em opções mais calmas como de ataque. Infelizmente o jogo tem tendência a tornar-se bem mais fácil com opções ofensivas. Podemos simplesmente chamar um raio letal para resolver maior dos problemas.

ss_1cf25533a8b62fb958c1f9688536b6dea28dddc0.1920x1080

No entanto podem sempre tentar resolver os problemas com uma boa dose de humor e é aí que o jogo se torna bem mais agradável. Tanto poder numa criança pode ser perigoso e Maxwell torna-se um pouco mimado e um dos seus atos faz com que a sua irmã seja amaldiçoada. É esse evento que dá origem ao jogo e nos coloca em marcha para encontrar Starites, necessárias para salvar a vida da irmã de Maxwell e desbloquear mais áreas de jogo. Scribblenauts Unlimited não é o primeiro jogo da série, portanto pega numa formula e melhora-a bastante.

Pela primeira vez temos um mundo aberto à exploração, no entanto o progresso faz-se de uma forma semelhante. Cada área a que vamos tendo acesso tem consigo alguns desafios que temos que resolver e que obviamente vão-nos recompensando com o essencial para progredir. A forma de resolver estes desafios é completamente livre, ficando ao cargo do jogador usar a sua imaginação. Um dos primeiros problemas que temos que resolver é o de um homem que está a ser levado à loucura por um barulho intenso.

scribblenauts-unlimited-wii-u-E3-2012-screens-4

Depois cabe-nos a nós arranjar uma solução. Podemos tentar abafar o barulho, eliminar a fonte ou por exemplo tornar o homem surdo. Nem todas estas soluções são moralmente viáveis para todos os jogadores, mas o jogo em si não nos julga em nenhuma delas. Em parte é como a história do génio que interpretava os desejos como mais lhe convinha. Isto também significa que a quantidade de diversão que vão ter neste jogo varia bastante com a vossa imaginação.

Se tentarem resolver todos os problemas da mesma forma, ou com um conjunto de formas semelhantes, não estão realmente a aproveitar aquilo que Scribblenauts Unlimited tem para oferecer. Este jogo torna-se assim ideal para um publico jovem, mesmo a arte do jogo puxa para um publico juvenil, no entanto em Portugal esse efeito desvanece um pouco pois não existe localização para o nosso território. No entanto crianças com 14 ou 15 podem saber o mínimo de inglês para aproveitar bastante de Scribblenauts Unlimited.

Scribblenauts-Mario_1

Conhecimentos de inglês são precisos tanto para perceber a história e conhecer os objectivos como para avançar no jogo, pois para resolver problemas precisamos de usar vocabulário. Isto basicamente resume Scribblenauts Unlimited, são as soluções hilariantes que vamos encontrando que o tornam tão adorável. O maior problema é não sermos totalmente livres a criar soluções pois o vocabulário que existe não é completo.

Felizmente existe agora um editor de objetos que pode em parte solucionar isto. É uma ferramenta bastante simples de usar, no entanto seria bem vindo um tutorial. Na 3DS esta ferramenta não existe. Esta versão Wii U podia usar o GamePad de forma mais original, sendo que a única coisa que adiciona são controlos por toque, algo que ajuda bastante, pois ter que criar palavras sem um teclado por toque seria uma experiência bastante aborrecida.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster