Análise: Just Desserts

Just Desserts é o novo jogo da Looney Labs, os criadores do jogo de cartas Fluxx que já conta com uma longa linha de variações que já analisámos aqui no Combo Caster. Just Desserts é mais um jogo de cartas, algo que não é de surpreender uma vez que a Looney Labs trabalha quase exclusivamente em jogos de cartas.

A temática como podem adivinhar pelo nome são as sobremesas e tal como os restantes jogos da Looney Labs é bastante simples. Todos os jogos destes criadores são principalmente bons para ocupar o tempo entre jogos maiores e para jogar com quem não costuma jogar muito. São jogos de introdução ao mundo TableTop, bastante simples e portanto com uma dose elevada de aleatoriedade.

pic2476835_md

O objectivo aqui é agradar aos clientes, dando-lhes de comer aquilo que eles pretendem. O jogo que suporta de 2 a 5 jogadores desenrola-se da seguinte forma. Cada jogador retira uma carta da pilha de sobremesas, que guarda na mão e uma carta da pilha de clientes que coloca na mesa para todos. Depois pode escolher uma das seguintes ações. Retirar uma nova carta da pilha de sobremesas, descartar todas as cartas de sobremesa e ir buscar o mesmo numero de cartas à pilha ou satisfazer até dois clientes.

Esta ultima ação é que obviamente nos irá permitir ganhar o jogo. Para ganhar, o jogador precisa de satisfazer 3 clientes da mesma cor, existem seis cores diferentes que distinguem os gostos dos vários clientes, ou satisfazer 5 clientes de cores diferentes. Cada cliente tem uma série de ingredientes que deseja comer e normalmente um prato favorito. O jogador pode satisfazer o cliente com várias sobremesas para conseguir satisfazer a necessidade de cada ingrediente ou jogar a sobremesa favorita. A favorita permite que possa ir buscar uma nova carta à pilha de sobremesas.

pic2443106

Para os jogadores mais veteranos existem algumas regras de tornam o jogo mais interessante e desafiante. Estas regras permitem roubar clientes a outros jogadores, impedir que o façam a nós, dando maior importância aos favoritos e aos ases, cartas com apenas um ingrediente.

Just Desserts é um jogo simples, mas que consegue entreter vários jogadores durante algum tempo. A possibilidade de aumentar a dificuldade com regras avançadas é bem vinda e ajuda a tornar este jogo mais interessante para outro tipo de jogadores mais veteranos. No entanto, a aleatoriedade é difícil de ignorar, pois o grande fator de sucesso acaba por ser a sorte nas cartas, apesar de uma estratégia não ser completamente inútil.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster