Análise: Blast Out

Blast Out é um jogo inspirado pelo mod  Warlock de Warcraft III. É um brawler de arena 2vs2 na sua base e a sua versão atual no Early Access da Steam mostra apenas uma parte daquilo que o jogo irá ser. Apenas um modo pode ser jogado, mas as poucas escolhas não impedem que as batalhas competitivas entre os dois jogadores sejam divertidas e intensas. O combate é rápido e acima de tudo baseia-se em magias a serem lançadas e esquivadas à distância perpetuamente. O jogador começa primeiro por escolher um das três personagens antropomórficos para jogar, cada um com suas próprias estatísticas exclusivas, habilidades passivas e armaduras com atributos positivos e negativos para manter as coisas equilibradas.

Em suas formas básicas, as criaturas encaixam perfeitamente nos papéis tradicionais, mas quando se ajusta os itens, seleciona uma arma que dita o ataque básico e opta por qualquer combinação de quatro habilidades especiais limitadas em cooldown, que podem ser aplicadas exclusivamente em qualquer personagem, cada personagem começa a fugir dos seus tradicionais papeis. Mexer com os múltiplos sistemas é uma experiência de aprendizagem faz com que se descubra não apenas um nicho pessoal, mas combinações devastadoras e formas de sinergia com os parceiros, mesmo que no futuro tudo se resuma a alguém descobrir duas ou três formas diferentes de jogar que sejam eficazes e depois toda a gente copiar.

Apesar de o objectivo do jogo ser eliminar a equipe adversária em três rondas separadas e reivindicar a vitória, existem maneiras mais eficazes de fazer isso do que apenas um ataque directo. As arenas da Blast Out transformam-se para introduzir por exemplo uma tempestade que encolhe a área de jogo, ou uma erupção que divide o mapa em dois  e esses perigos causam muito mais dano por segundo do que os ataques directos. Como resultado, escolher inteligentemente e utilizar as habilidades para forçar os oponentes a entrar em contato com os perigos a é parte integrante da estratégia do jogo.

Apesar da jogabilidade ser acessíveis e embora existam tutoriais de texto simples e direto, eles não nos preparam para a realidade de colocar tudo em prática durante uma situação frenética de combate. Felizmente, a comunidade é boa o suficiente para nos ajudar. Blast Out ainda está em fase alfa, com a Tarhead Studio a expandir o jogo com a comunidade nos próximos meses até o lançamento final.
As fundações são sólidas embora ainda haja muito mais para suavizar. Mas Blast Out chegará lá, falta no entanto saber se lá chega em tempo útil ou será mais um eterno Early Access.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster