Análise: Pit People

A Behemoth é um dos estúdios mais influentes dos últimos anos, assim como um dos mais consistentes na cena indie. Os seguidores da Behemoth reconhecem a arte desenhada à mão dos seus jogos a milhas e eles conseguem manter-se constantes em jogos muito diversos. Apesar de parecerem iguais, todos têm a sua própria identidade em diferentes géneros. Pit People é um jogo de estratégia por turno que apesar de diferente de qualquer um dos jogos títulos anteriores da Behemoth, Pit People é um esforço incrivelmente divertido.

Pit People tem uma história contada por um narrador quase omnipotente que um dia decide escolher um agricultor chamado Horatio, destruir a sua casa e sequestrar o seu filho. A história mostra Horatio reunindo um grupo de lutadores para tentar recuperar o seu filho. Mais uma vez, o humor brilha muito aqui, através da composição das personagens principais. O humor é simplesmente fenomenal com muitos diálogos brilhantes e situações hilárias. Tanto a história quanto as missões secundárias são loucamente estranhas e ajudam a que o jogo nunca seja aborrecido.

Em termos de mecânicas de jogo, Pit People envolve estratégia baseada em turnos numa grelha hexagonal. Cada membro do grupo tem um papel, seja atacante, tanque ou curador e apesar de este género ser normalmente complicado de jogar no início, Pit People é bastante simplista. O posicionamento é fundamental para ataques bem-sucedidos, pois os jogadores colocam as suas unidades acima ou abaixo ou alguns espaços entre os inimigos para atacar. Quase todas as unidades têm algo especial que influencia onde eles devem ser colocados. Há muito espaço para experimentar novas estratégias, especialmente por causa da capacidade de capturar inimigos. Se houver um único inimigo restante, os jogadores podem usar gaiolas de contenção para recrutar aquele inimigo e adicioná-lo às suas forças.

É um sistema simples, mas imperfeito, já que não há como definir metas específicas. Se um personagem é colocado num ponto e tem dois alvos possíveis, é basicamente uma jogada de moeda sobre quem eles atacam, o que pode ser problemático, especialmente com a cura, porque não há como definir qual personagem específico é curado. O problema de abordar o Pit People a partir de uma perspectiva de jogador único é que existem poucos espaços preciosos para esses recrutas, dada a rapidez com que o número de recrutas pode fluir, algo que não acontece com dois jogadores.  Isso expande o grande potencial de experimentação, com jogadores capazes de explorar possibilidades de sinergia entre as suas unidades. O jogo compensa os aliados adicionais escalando para incluir mais inimigos, mas ter vários aliados diferentes, todos com habilidades diferentes, aumenta muito a experiência.

O que é particularmente bom em Pit People é que não se conforma com o previsível do género. Não se trata apenas de batalhas directas, mas os jogadores frequentemente encontrarão objetivos diferentes além de vencer. Nem todas essas missões são boas no entanto. Pit People não é uma experiência particularmente longa para qualquer um que simplesmente enfrente as missões da história. Mas a diversão não é apenas nas dezenas e dezenas de missões secundárias, mas também em batalhas no Pit. Este é o modo PvP online do jogo, onde os jogadores podem ver quem é o melhor estrategista e quem tem a melhor composição da equipa.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster