Análise: vridniX

vridniX é um jogo que nos apresenta muitos elementos familiares para qualquer um que já tenha jogado um jogo de plataformas e introduz uma pequena mudança à fórmula removendo a capacidade de parar, tornando vridniX uma espécie de inifine runner que nos deixa  sempre no limite. A história de vridniX é também extremamente estranha, mas cativante que ajuda a tornar o jogo bastante diferente da concorrência e consegue na maioria do tempo apresentar um jogo coerência e de elevada qualidade.

O jogador é último Naqq existente, o vridniX titular que vive com um povo chamado Wamnis e tem de os defender de uma ameaça que o pode tornar um herói. E na tentativa de ser o herói, vridniX acaba destruindo muitas vidas em vários povos, o que acaba por dar alguma profundidade à história e a torna bem mais interessante do que uma primeira análise deixaria antever.

A jogabilidade é também interessante e como já referi é uma mistura engraçada de platformer com infinite runner, o que lhe dá algumas características interessantes. Se o jogador bater em uma parede inverte a direção e a personagem podem por exemplo mudar de direção no ar e com o tempo ganha novas habilidades. A jogabilidade é demasiado rápida para que o jogo seja fácil, mesmo que os níveis em si sejam acessíveis. A verdade é que como o jogador tem um segundo para tomar decisões, o erro é inevitável.

Dentro das nossas habilidades está também a capacidade de girar o ecrã quanse se encontram  umas orbs especiais, o que  permite que o vridniX alcance áreas nas quais ele não poderia entrar antes e transforma projéteis Trogogluxe em pílulas para que o vridniX possa levá-lo a derrotá-los. Mas a variedade de  inimigos consegue ser considerável e vai bastante além dos Trogogluxe, sendo uma agradável surpresa.

A longevidade é também um ponto razoável do jogo existindo seis zonas principais , cada uma com seu próprio tema e inimigos. O design de níveis varia mas nunca é mau e a maioria dos níveis é divertidade de completar, apesar de alguns objectivos poderem ocasionalmente prejudicar essa diversão. O jogo ainda adiciona outras mecânicas interessantes ao decorrer da história como por exemplo jogar com duas personagens.

vridniX muitas coisas diferentes e bem. É sem dúvida um jogo inovador e essa inovação faz sentido e mesmo nas áreas em que não seria de esperar como é o caso da história vridniX consegue surpreender. Não acredito que seja um jogo que irá vender milhões de cópias e o nome não é também o seu ponto forte, mas aqueles que se aventurarem aqui irão ter um retorno bem maior do que se calhar esperariam.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster