Análise: Avicii Invector

Mesmo quem como eu não é fã nem acompanha muito o mundo da música eletrónica soube da trágica morte do DJ Avicii. Lançar um jogo em sua memória não parece a melhor ideia do mundo, parecendo mais uma forma de conseguir dinheiro fácil com um nome conhecido que acabou de falecer, mas Avicii Invector é um jogo rítmico que mostra sobretudo a paixão dos seus criadores por este estilo de música e por Avicii. A atenção ao detalhe e apresentação cuidadosa assim como o respeito pelas músicas é realmente de louvar, mesmo que a maioria do que nos apresenta em termos de gameplay seja algo que já vimos em jogos como Audiosurf.

Estruturalmente não é um jogo perfeito já que é dividido em mundos, cada um deles preenchido por várias músicas de Avicii mas as poucas que eu como não fã conhecia  não aparecem na primeira metade do jogo, o que pode chatear alguns fãs mais impacientes e confundir os que apenas conhecem algumas músicas como eu. Outro problema maior é com a curva de dificuldade que vai aumentando e aumentando sem nunca abrandar o ritmo e esqueçam tentar avançar uma música para tentar algo mais difícil porque cada degrau que avançarem é um salto gigante de dificuldade.

Em termos de apresentação, Avicii Invector é um jogo muito forte e tudo funciona verdadeiramente bem. Os ambientes espaciais são bonitos e o jogo tem no geral uma aura quase transcendente e digo com confiança que há uma mensagem a tentar ser transmitida com os visuais e “história” do jogo. Nada atrapalha e isso é exatamenteo o que queremos num jogo de rítmico como este. A simplicidade dos controlos combina bem com o estilo visual e no geral Avicii Invector é um jogo muito bem conseguido. Entre as músicas, iremos gradualmente descobrir uma “história” sobre o nosso piloto, contada numa espécie de banda desenhada com alguma animação mas um pouco sem rumo e parece não existir sequer grande ligação entre cada segmento. É um material encantador mas curto, felizmente existe um modo multijogador em ecrã dividido que nos dá um pouco mais de longevidade.

 

Avicii Invector é uma verdadeira surpresa para mim. É um jogo do qual não esperava nada. Sinceramente estava à espera de um “cash grab” com o nome de um artista acabado de falecer e pensei que mesmo que fosse minimamente decente não iría ser para mim porque pouco conheço de Avicii, mas saí daqui surpreendido com um jogo muito bem conseguido.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster