A empresa de entretenimento social Sulake está celebrando um marco histórico este ano com o aniversário de 20 anos do Habbo Hotel! O jogo apareceu por primeira vez no final do verão europeu de 2000, e hoje, após centenas de milhões de usuários, o jogo segue com uma sólida base de fãs consolidada ao longo dos anos.
O Habbo Hotel, uma das comunidades virtuais gratuitas originais, desde sua criação teve como foco criar um entorno online seguro e divertido, no qual seus usuários possam expressar-se por si mesmos, o que chamou a atenção de jovens adolescentes na década entre os anos 2000 e 2010. Hoje a média de idade dos jogadores é um pouco mais alta (se estima que 71% tem mais de 19 anos), já que cresceram com jogo e muitos voltaram a jogar durante o confinamento provocado pelo COVID-19.
Durante a sua trajetória, o Habbo Hotel alcançou um grande sucesso com versões em mais de 9 idiomas, mais de 316 milhões de avatares registrados em mais de 115 países, com mais de 500 milhões de quartos criados dentro do jogo. Junto ao êxito do jogo, a empresa recebeu diversos prêmios incluindo o Fast 500 EMEA (2005), Best Community Site, Site of the Year (MetrixLab, múltiplos prêmios entre 2006-2015), Global Safest Social Network (Comissão Europeia, 2011) e o Nokia Foundation Award (2008), mas a inovação do Habbo Hotel não pára por aqui. Também foi uma das primeiras comunidades online em contar com parcerias publicitárias com mais de 300 marcas dentro de uma ampla variedade de setores e algumas das celebridades principais da época. Isso inclui artistas musicais como Pink, Miley Cirus, Lady Gaga e Ozzy Osbourne, além de filmes de êxito como Harry Potter, Crepúsculo, Quarteto Fantástico, entre muitos outros.
“O Habbo Hotel foi um verdadeiro pioneiro em oferecer um jogo gratuito, com conteúdo criado pelos próprios jogadores e jogo sandbox, além de interação social online, desde um início humilde em 2000 até o crescimento e mudanças que ocorreram nas últimas duas décadas,” diz o CEO da Sulake Valtteri Karu. “Estamos animados em ver tantos jogadores permanecendo conosco e retornando ao jogo durante o confinamento e participando dos nossos eventos de 20 anos de aniversário. Estamos planejando que este ano seja seguido por um ano ainda maior em 2021 – os próximos 12 meses estão cheios de novidades para o Habbo Hotel. Isso é tudo o que posso dizer agora, então fique ligado!”