Tal como Overcooked, Tools Up foi projetado para ser jogado com amigos e é muito familiar se jogaram Overcooked. Aqui o jogador está encarregado de realizar trabalhos como pintar paredes e estender carpetes contra o relógio. A comunicação é fundamental e os jogadores têm de distribuir tarefas para terem sucesso no jogo. Não há grandes elementos narrativos ou o quer que seja que eleve Tools Up a ser algo mais do que aquilo que é, mas o resultado final não fica diminuido por isso, apenas pela jogabilidade que é um pouco inferior à concorrência, assim como alguns objectivos que são mais confusos do que deveriam ser.
Em vez de dizer imediatamente aos jogadores o que fazer como seria desejável, a primeira tarefa é localizar uma planta localizada dentro da área de trabalho e ao abri-la permite que o jogador veja uma lista de tarefas a serem executadas. Também permite que se gire uma câmera estática para observar o ambiente adequadamente. Depois disso começamos realmente a realizar as tarefas do jogo que como já referi são ligadas à construção. Vão procurar baldes e rolos para pintar e no geral o jogo é divertido.
Tools Up é um jogo muito cativante e divertido e na maior parte, funciona muito bem. Infelizmente, os controlos não são tão responsivos ou intuitivos como seria de esperar e acabamos por fazer asneira no jogo bem mais vezes do que seria desejável, principalmente por culpa dos controlos do jogo. Além disso, objetos causam alguma confusão e frequentemente pegamos no objeto errado, o que resulta em muito tempo perdido, uma pontuação inferior e muita frustração.
Tools Up pode não ser a derradeira alternativa para Overcooked,mas oferece incentivo suficiente para nos manter minimamente interessados. Não deixa de ser um jogo bonito e com uma arte peculiar que se adapta à premissa geral e se já jogaram Overcooked e Overcooked 2 até à exaustão, então Tools Up começa a parecer bem melhor.