Antevisão: GTFO

GTFO é um FPS multiplayer de terror onde os jogadores jogam como um de quatro prisioneiros que foram obrigados a explorar um edifício misterioso e cheio de monstros. Cada missão tem um objectivo diferente mas que obriga sempre a exploração e a furtividade. Este não é um shooter focado muito na ação mas estamos sempre equipados com algum equipamento e armas, mas as munições são escaças, por isso é que a ação furtiva é parte integral da jogabilidade. Para ter sucesso em GTFO é preciso ser furtivo sim, mas também trabalhar em equipa, sendo esse o principal factor para continuar vivo.

Tudo que precisamos para sobreviver no GTFO é muito limitado e nem sequer tempos as munições completas e muito menos com kits de saúde ou recargas de ferramentas. A única coisa que começa a 100% é saúde, por isso temos que verificar cada estante, baú e armário em busca de itens  e mesmo quando encontramos uma recarga de saúde ou munição, esta só devolve 20% do recurso específico. A conservação cuidadosa e coordenação de itens é a única maneira de ter sucesso em GTFO. GTFO encontra-se em Early Access ainda e por isso ainda não existem coisas como progressão de personagem. Todos os itens são desbloqueados desde o início e podemos carregar o nosso personagem com uma variedade de armas e ferramentas, mas todos começam com os mesmos desbloqueios disponíveis. Há já uma boa variedade mas a progressão é baseada em como a nossa equipe trabalha em juntos para superar os desafios do jogo e se consegue completar os níveis mais profundos.

Cada corrida de GTFO é significativamente diferente, embora os níveis não sejam aleatórios. Aqui sãos os inimigos e itens dentro dele que estarão em locais ligeiramente diferentes de cada vez. Os níveis nem sempre são os mesmos, já que eles são alternados em diferentes atualizações e isso permite apareceram diferentes áreas que são criadas manualmente pelos criadores do jogo. Este trabalho manual é realmente bom já que permite manter o jogo fresco sem caír na geração processual que sinceramente retira a alma e qualidade aos mapas gerados dessa forma. GTFO é atmosférico e genuinamente assustador, especialmente no início quando ainda não sabemos com o que estamos a contar. Neste momento entramos também completamente às cegas e aprendemos enquanto jogamos, mas rapidamente as coisas se tornam familiares e também menos assustadoras. O complexo que exploramos em GTFO é um mistério. Nunca é revelado o que aconteceu ou porque o estamos a explorar, apenas acordamos com máscara de proteção e luvas.

A furtividade pode ser aquilo que realmente define o sucesso mas quando as criaturas acordarem precisamos de armamento e as armas em GTFO são boas para disparar, mas a escassez de munição significa garantir que cada disparo conta. Os próprios inimigos são difíceis de atingir enquanto eles deslizam e se movem em zigzag. A maioria das armas cosnegue infligir dano aos inimigos mas isso geralmente não é o suficiente, por isso temos que trabalhar em equipa e tentar utilizar todo o tipo de itens e vantagens táticas que conseguirmos. GTFO está já bastante polido e divertido, mesmo que esteja ainda em Early Access. Os seus criadores estão muito ativos na comunidade e GTFO está cada vez melhor, faltando apenas concluir algumas áreas mas aquilo que está presente parece concluído.

GTFO oferece uma experiência excelente para os fãs de FPS e de jogos de terror, em especial para a segunda. Se tiverem um grupo de amigos então GTFO torna-se ainda melhor. Mesmo estando ainda em Early Access é um jogo que é muito fácil de recomendar dada a sua qualidade.

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster