Antevisão: City of Gangsters

City of Gangsters é um jogo de gestão por turnos com uma temática inspirada nos anos da lei seca dos EUA. O nome poderia não dar grandes pistas sobre o género, mas a temática não surpreende muito. O jogo foca-se essencialmente nas relações entre as pessoas de uma cidade, influenciando-se umas às outras e ao jogador. Ao tratar as pessoas que encontra com respeito e ao negociar com elas, o jogador ganha favores que beneficiam o seu império. O jogo trabalha muito na ideia de criar redes de confiança para que o nosso império do crime funcione e nesse aspeto consegue ser bastante realista.

O jogo começa por dar ao jogador apenas um carro e um armazém cheio de bebidas ilegais, assim como acesso aos vários elementos da família. Juntamente com os elementros da familia temos de encontrar compradores para o nosso material e com os lucros dinamizar a nossa operação. Em muitos aspetos não há muito a separar uma familia da máfia de uma empresa. Quando tudo corre bem trata-se de produzir, vender e reinvestir o dinheiro que sobra. Infelizmente dada a natureza ilegal da nossa atividade, existem algumas coisas que são mais complicadas. É complicado arranjar material para a produção por exemplo. Quando as bebidas são ilegais não é fácil encontrar alguém que nos venda uma simples rolha.

Ser um novato nesta cidade também não ajuda e além dos elementos da familia não podemos contar com ninguém. Podemos comandar estes elementos mas cada um tem um número limitado de ações por turno, pelo que tem de ser o jogador a fazer muito do trabalho. Isto leva-nos para uma gestão muito importante das nossas prioridades e onde investir o dinheiro. Cada transação que fazemos importa e tem ramificações. As pessoas gostam daqueles que os ajudam a ganhar dinheiro e portanto são os negócios impulsionam os relacionamentos.

As transações que envolvem mercadorias ilegais também podem aumentar a atividade policial na área, o que não é bom para os negócios, pelo menos na nossa área de negócios. Fazer tudo bem e acabar com uma entrega confiscada pela polícia não é bom, especialmente quando os policias não gostam de nós e não aceitam os nossos subornos.Ter clientes satisfeitos significa que eles podem estar dispostos a recomendar o nosso produto e dado que neste negócio não podemos fazer publicidade, esta é a única publicidade com que podemos contar. Aumentar o nosso império significa fazer amigos, aumentar a influência, participar em eventos e recrutar gerentes para osnegócio, entre outras coisas.

City of Gangsters está ainda em desenvolvimento, sem sequer uma versão em acesso antecipado pública, mas naquilo que tivemos acesso, podemos ver ideias muito interessantes aqui. O fulcral no jogo são os negócios e isso acaba por ser refrescante, colocando o combate em segundo plano. O combate existe, mas é aumentando a influência da nossa familia que conseguimos crescer no jogo e quanto maior for a nossa família, mais opções temos para explorar no jogo. A parte inicial do jogo está muito bem conseguida, mas tudo o que vem depois está ainda muito atrasado e todas as opiniões que podesse dar seriam injustas.

Há muito para fazer ainda em City of Gangsters e sinceramente a data de lançamento de Q3 2021 não parece deixar muito tempo para limitar todas as arestas e criar todo o conteúdo que parece estar em falta. O conteúdo continua a chegar com frequência, mas acho que seria melhor lançar o jogo primeiro em acesso antecipado. Caso os seus criadores consigam manter a qualidade nas subquentes fases do jogo temos aqui algo realmente interessante, mas sobre isso nada posso dizer por agora.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster