Análise: Super Neptunia RPG

Super Neptunia RPG é um spin-off da série Neptunia, um série de JRPGs que tem a original temática da guerra de consolas. Os jogos da série principal estão recheados de referências interessantes sobre o tema, apesar de este já não ser tão original como em tempos foi, dada a quantidade de jogos da série que sairam nos últimos anos. Este Super Neptunia RPG é o primeiro a não ser desenvolvido por um estúdio japonês, cabendo à Artisan Games do Canadá o trabalho de criar este jogo bastante diferente dos da série original.

Apesar de diferente, ainda há muitos elementos característicos da série como as muitas influências de visual novel e conversasentre várias personagens de anime com armas gigantes. A jogabilidade é que sofreu uma grande alteração, sendo agora mais focada em movimento lateral e plataformas do que em exploração de ambientes 3D. Situado no mesmo universo colorido da série principal, a Artisan afastou-se dos modelos 3D e optou por um 2D mais agradável. É uma ótima escolha que traz consigo vistas deslumbrantes de fundo e designs de monstros e personagens. Tudo tem grande qualidade e com um potencial de manter-se atual ao longo dos anos.

A história em si utiliza bem todo o mundo e ideias dos jogos anteriores, mas também se baseia em todas as ideias gastas do género. Como nos jogos anteriores, a maior parte do tempo com o Super Neptunia RPG é dividido entre explorar as masmorras 2D e as cidades de Gamindustri e participar de batalhas. As plataformas do jogo não são particularmente complicadas, embora o movimento da nossa personagem possa às vezes ser um pouco escorregadio. Enquanto exploramos, podemos conversar com NPCs para ganhar novas missões, abrir baús e explorar vários ambientes como florestas, cidades ou cavernas labirínticas.

Podemos iniciar as batalhas aproximando-nos de um inimigo ou atacando. O combate é semi-ativo, com a equipa de companheiros posicionados numa formação de losangos à direita. Iremos começar sozinhos mas eventualmente itemos reunir com outras divindades, cada uma das personagens representado por um dos quatro botões acima de suas respectivas cabeças. Não podemos atacar em tempo real, mas temos um medidor no canto inferior direito do ecrã que preenche os segmentos. Os inimigos também atacam periodicamente e temos que decidir entre usar uma pequena quantidade de AP para realizar um ataque leve ou segurar, absorver alguns golpes e, em seguida, desencadear um golpe mais poderoso.

Super Neptunia RPG tenta realmente ser o mais casual possível e o combate não esconde isso. Podemos simplesmente acelerar tudo e dificilmente iremos perder, desde que tenhamos o mínimo de atenção. Também os visuais procuram esse públcio mais casual, com o estilo 2D bastante colorido e tudo isto é acompanhado com uma banda sonora pop mas bastante energética. O jogo também conta com uma quantidade surpreendente de voiceover que podemos escolher entre inglês ou japonês.

Super Neptunia RPG é uma espécie de ponte entre os jogos da série principal e algo bem mais ocidental e casual como o RPG de South Park. Isto não é de todo mau e o resultado é realmente agradável, mas por consequência destas decisões é menos apelativo para jogadores veteranos.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster