Análise: Earth Defense Force: World Brothers

Earth Defense Force: World Brothers é um jogo que oferece aquilo que os jogadores mais procuram num jogo da série, armas cada vez mais poderosas e inimigos cada vez maiores onde as utilizar. Não há nada de muito mais elaborado, o jogo é uma resposta bastante primitiva para aquilo que os jogadores procuram desde que, bem, existem jogos. A série sempre foi sobre essencialmente ser um soldado raso a lutar contra centenas de insectos voadores e outros bichos. Alguns jogos da série foram em direções diferentes desta e o resultado revoltou alguns fãs.

A realidade é que quem olhar para imagens de Earth Defense Force: World Brothers pode pensar que esse foi o destino de também este jogo da série, mas não se deixem enganar, este é um Earth Defense Force muito próximo dos originais. Earth Defense Force: World Brothers transporta o jogador para um mundo voxel-pixel alternativo à beira da destruição, graças a algo chamado Dark Tyrant. Com pedaços de terra espalhados pelo espaço, cabe ao jogador combater nestes locais, derrotando os inimigos e naves-mãe alienígenas que os infestam.

A escrita do jogo é ainda mais autoconsciente que na série principal e o jogo está recheado de piadas estranhas. Pode não parecer pelo aspeto, mas Earth Defense Force: World Brothers é um jogo para os grandes fãs de Earth Defense Force. Infelizmente o jogo também volta a não ser um exemplo em termos técnicos, voltando aos problemas do passado, com problemas visuais e de estabilidade. A framerate é mais estável do que em muitos dos jogos da série, mas não deixa de ser um problema. Praticamente tudo o que fazemos no jogo parece ter impacto no jogo e acredito que possa realmente chatear muitos jogadores.

Earth Defense Force: World Brothers adiciona alguns aspetos realmente interessantes à fórmula usual. Nos jogos tradicionais de Earth Defense Force, jogamos como uma única personagem de um conjunto de quatro ou cinco classes, mas em World Brothers temos um grupo de quatro personagens escondidas em cada nível. Existem dezenas e dezenas de personagens no jogo, muitos deles baseados em personagens e classes de toda a franquia, mas outros são personagens originais. Não encontramos novas armas e equipamentos no campo de batalha, em vez disso, as armas são exclusivas de cada personagem. À medida que encontramos personagens duplicadas também aumentamos nível do personagem acima, e cada novo aumento de nível permite que a personagem use armas de uma classe de arma adicional. É um sistema muito mais simples mas o grande volume de personagens para encontrar mantém tudo igualmente interessante.

Embora a estrutura das missões permaneça praticamente a mesma, a maneira como abordamos o combate dá um rumo interessante ao jogo, especialmente com o sistema de personagens. Podemos trocar entre as personagens do grupo sempre que quisermos, o que leva a muitas estratégias de combate. A emoção da série ainda está aqui, mas Earth Defense Force: World Brothers consegue otimizar os sistemas do jogo enquanto também expande o combate. Os problemas técnicos não irão realmente surpreender os jogadores da série, mas é algo que já devia ter sido melhorado à muito tempo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster