Antevisão: Source of Madness

Source of Madness é um novo jogo em Acesso Antecipado com raizes fortes no imaginário de Lovecraft, um dos nomes mais conhecidos da literatura fantástica de terror. O tom do jogo é um de opressão, como se fosse um jogo Souls, é assustador e estranho, mas também pesado. Quando pensamos em contos de horrores desconhecidos inspirados em Lovecraft, a sensação que é essencial acertar para caracterizar o ambiente é uma onde tudo ao nosso redor é completamente estranho e surreal. Lovecraft não é marcante por falar do monstro debaixo da cama, ou das criaturas assombrosas da floresta ou fantasmas dos antigos donos de uma casa. Lovecraft era mestre no terror cósmico e é preciso algum talento especial para retratar essa forma de terror.

Source of Madness consegue ter sucesso a emular esse ambiente. Source of Madness irá permanecer em acesso antecipado pelo menos seis meses e a versão atual do jogo apresenta todo o primeiro ato e quatro biomas para explorar, com dois atos adicionais e cinco novos biomas a serem adicionados no futuro. Neste momento apenas temos acesso a algo que nos dá uma ideia daquilo que será o jogo, mas pouco mais é do que aquilo que encontraríamos numa demo. A nossa personagem pode usar dois anéis mágicos e usar dois feitiços, que são mapeados para cliques do rato.

Uma das coisas que mais salta à vista em Source of Madness são os seus visuais lindos, obviamente no seu estilo opressivo e grotesco. As texturas do jogo foram criadas através de IA e é fantástico o resultado final. Os inimigos são na maioria dos casos abominações grandes e com várias pernas que saltam febrilmente e desafiam as leis da física. ambém há muita aleatoriedade na geração processual que é utilizada no jogo. Os biomas não parecem tão copiados como em outros jogos que usam sistemas semelhantes. Ao matar inimigos ganhamos moedas que não podemos perder e podemos gastar no início de cada jogo. As escolhas no início são bastante más e a classe geral inicial é bastante limitada nas suas capacidades.

Com o decorrer do jogo conseguimos desbloquear melhorias para a classe, bem como itens de cura. Mas há algo na jogabilidade de que não fiquei exatamente fã e acho que vai precisar de alguns ajustes até ao lançamento final. Nunca senti que estivesse completamente em controlo da personagem e também o facto de não parecerem existir grandes opções de defesa não ajuda. Os inimigos maiores têm a tendência de prender a nossa personagem contra as paredes e é muito difícil de saber quando eles estão a atacar.

Ao contrário de muitos jogos em acesso antecipado que por aqui passam, Source of Madness está num estado um pouco estranho. Por um lado o jogo parece algo que vou realmente gostar no futuro, mas por outro não tem conteúdo suficiente nem a jogabilidade está num estado muito agradável neste momento.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster