Análise: Dark Crypt

Dark Crypt é um dungeon crawler com puzzles e um tema de terror e que embora pareça bastante simples no início, ele esconde um verdadeiro desafio por baixo. Com um herói armado apenas com a sua inteligência e um mundo abismal cheio de todos os tipos de mortos-vivos, Dark Crypt oferece uma experiência de puzzles tensa e atmosférica e brilhantemente acompanhada pela banda sonora diga-se.

Dark Crypt coloca o jogador no papel de um monge que assumiu a responsabilidade de evitar que algo malígno enterrado à muito tempo se levantasse de novo e se espalhasse pelo mundo. Dark Crypt é um dungeon crawler onde nos movemos um quadrado de cada vez e as criaturas inimigas movem-se com cada quadrado que nos movemos, sendo crucial ficar fora de sua linha de visão. Se um inimigo nos vê ele irá logo atacar e isso resulta na nossa morte. Dark Crypt faz um bom trabalho em manter um bom ritmo através de um botão de reinicialização rápida e uma opção para reverter as ações passo a passo, o que lhe dá uma boa acessibilidade.

Os inimigos assumem várias formas, desde inimigos básicos, como esqueletos que só se viram em duas direções, até vampiros móveis e magos que conseguem detetar o jogador diagonalmente. O design do jogo e a confiança na linha de visão criam uma jogabilidade que irá por vezes parecer xadrez, mas o jogo tem uma variedade decente de inimigos e perigos ambientais, o que torna o jogo bastante único e divertido.

A nossa personagem não consegue combater diretamente os inimigos mas ela não é totalmente desprovida de habilidades. Podemos encontrar alguns power-up que permitem o teletransporte que nos permite estabelecer um ponto de origem e voltar a ele na segunda ativação. Esta ativação usa um turno e faz com que os inimigos façam os seus movimentos. Esta habilidade irá solucionar a grande maioria dos puzzles, pelo menos no início. Mais tarde no jogo iremos ter acesso a ferramentas adicionais como um segundo teletransporte e poções de invisibilidade que juntamente com várias opções ambientais irão tornar as soluções dos puzzles mais complexas.

Os visuais do jogo em pixel art são bons, não excelentes, mas bons o suficiente para criar uma estética gótica e sombria. Dark Crypt é um jogo de puzzles simples, mas muito inteligente que utiliza um nível controlável de inimigos para que tudo se mantenha familiar e desafiante ao mesmo tempo. Não existe aqui uma narrativa muito complexa ou nada de muito revolucionário, mas naquilo que tenta ser Dark Crypt faz um bom trabalho.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster