Antevisão: Model Builder

Os simuladores estão-se a tornar um dos géneros mais abrangentes no mundo dos jogos. Atualmente temos simuladores de praticamente tudo o que me lembro, desde agricultura e aviação até coisas completamente loucas como simuladores de cabras ou sem abrigo. Model Builder tem pouco de loucura, mas muito de originalidade, sendo semelhante a outros simuladores de hobbies como House Flipper ou PC Building Simulator. Quem já construiu um modelo que seja sabe que é um hobby bastante relaxante e gratificante, mas o mesmo hobby em formato jogo poderá não ter o mesmo efeito.

Model Builder não é um jogo em Acesso Antecipado, existe essencialmente uma demo neste momento e nela podemos jogar um modo carreira ou modo sandbox. No início não há grande razão para jogar o modo sandbox. Sem um tutorial, por muito intuitivo que o jogo seja não é fácil pegar e fazer algo. Os modelos que encontramos no jogo são de vários fabricantes e vêm com instruções que irão parecer familiares a todos os que já construíram um modelo antes, mas se apenas montaram uma coisa qualquer do IKEA também irão facilmente perceber o que fazer.

Ao contrário do mundo real onde existem milhares de tintas e técnicas diferentes, em Model Builder o jogo dá-nos preciosas ajudas que nos facilitam muito a vida. De resto maior parte do “trabalho” que temos na vida real também aqui está presente. Tudo começa com retirar tudo da caixa e depois retirar as partes que realmente importam daquelas partes de plástico. Tudo é bastante acessível, alguns modelos modelos têm mais peças que outras, mas essencialmente temos de pegar nas várias peças e colocá-las no sítio certo. Temos que rodar e aproximar mas colocar as peças de forma correta mas até aqui tudo é simples.

Como na vida real, depois de tudo isto temos de fazer a parte divertida, pintar o modelo que acabámos de montar. Para pintar utilizamos um aerógrafo e pincéis e esta é sem dúvida a melhor parte de tudo. O jogo consegue capturar de forma brilhante a realidade, capturando não apenas as ferramentas que utilizamos, mas também o talento necessários para criar boas peças.

Model Builder promete ser um simulador muito bom. A ideia base é fantástica e apesar de neste momento existirem problemas e limitações, todas elas me parecem possíveis de resolver até ao lançamento final, ou em último recurso em patches futuros com o feedback dos jogadores.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster