Antevisão: Song in the Smoke

Song in the Smoke é um novo jogo VR que tem na sobrevivência o foco. Desenvolvido pelo estúdio japonês 17-BIT, este é o primeiro jogo VR deles. Song in the Smoke não perde tempo a colocar o jogador em perigo. O mundo do jogo é um mundo primitivo e perigoso onde o jogador é tanto o caçador como a presa.

Song in the Smoke dá ao jogador uma breve introdução ao processo contínuo de sobrevivência, mostrando-lhe como fazer uma faca ou usar o almofariz para esmagar certas plantas e acima de tudo fogo. Uma fogueira é a derradeira diferença entre morrer e sobreviver já que é aí que podemos encontrar calor, cozinhar alimentos e dormir. Existem muitos animais para caçar, tanto pela comida como para recolher as suas peles que são vitais para a sobrevivência.

Song in the Smoke é mais do que um simples jogo de sobrevivência, misturando uma boa e misteriosa narrativa. Em termos de progressão existe uma estranha criatura meio pássaro que encontramos ao longo do caminho, cada bioma tem rochas roxas brilhantes para localizar e ao encontrar-mos todas recebemos o objetivo de caçar um animal espiritual especial. Matando-o desbloqueamos um novo portal para a próxima área.

Não há grande pressão para correr em Song in the Smoke. Podemos gastar quantos dias quisermos em cada zona, procurando recursos ou caçando. Nas últimas zonas facilmente passamos horas a explorar pois existem segredos ocultos por todo o lado. Infelizmente muito do que fazemos no jogo é igual, havendo muita repetição. A maior parte da experiência é baseada em física e outras jogabilidades interativa. Para craiar pontas de flechas por exemplo temos de bater pequenas pedras e usar a faca em alguns gravetos. É tudo muito físico e temos uma barra de resistência que nos obrigas a dormir eventualmente para descançar. Isso significa que precisamos do fogo para queimar a noite toda para nos manter seguros.

Para manter a fogueira acesa precisamos de gravetos e existem gravetos de vários tamanhos, cada um queimando de forma diferente, com um indicador no fogo a mostrar quanto tempo temos de fogueira como se fosse um parquímetro. A fogueira é importante também para gravar o jogo pois não existe gravação automática, tendo o jogador de gravar manualmente nas fogueiras. Apenas podemos fazer três fogueiras em cada zona, sendo essa decisão importante. Criar uma fogueira num topo de um monte ajuda-nos em termos de visibilidade e protege-nos de animais, mas a chuva irá apagar o fogo por exemplo. Convém explorar um pouco antes, mas ficamos à mercê dos animais selvagens.

Song in the Smoke é um jogo VR sólido, com apenas algumas mecânicas a quebrar a imersão, como comer e escalar. Com este a ser um jogo com tanto trabalho em pequenas animações por exemplo, é pena que estas duas mecânicas estejam tão marteladas dentro do jogo. Existe ainda muito para fazer em Song in the Smoke mas é já um jogo bastante promissor e que merece o vosso apoio se for algo que tenham algum interesse.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster