Análise: Big Brain Academy: Brain vs Brain

A Nintendo teve durante alguns anos jogos de desafios mentais muito interessantes. A Nintendo DS e a Wii receberam jogos das séries Big Brain Academy e Brain Age. Apesar de nessa altura ter jogado apenas Brain Age, este é um tipo de jogos que simplesmente assumi que fosse tendo alguns lançamentos constantes, mas quando fui confirmar estava enganado. Big Brain Academy e Brain Age são muito semelhantes, no entanto Big Brain Academy tem um foco maior no multijogador. A Nintendo Switch não tem falta de excelentes jogos para vários jogadores e Big Brain Academy: Brain vs Brain consegue aplicar a fórmula de forma bastante eficaz.

Em Big Brain Academy: Brain vs Brain até quatro jogadores enfrentam-se para ver quem consegue ganhar mais pontos a resolver os puzzles mais rápido, mas o jogo consegue oferecer uma experiência familiar. A simplicidade das atividades, juntamente com a capacidade de definir o nível de dificuldade de cada jogador individualmente faz com que o jogo se mantenha interessante e desafiante para jogadores de todas as idades. Existem 20 minijogos incluídos, divididos em cinco categorias diferentes, Identificar, Memorizar, Analisar, Calcular e Visualizar. As categorias em si são bastante auto-explicativas, mas basicamente podemos dizer que Memorizar por exemplo inclui atividades focadas em memorizar uma sequência de números ou objetos e Analisar requer por exemplo olhar para uma lista e selecionar os itens obedecendo a um critério.

O jogo funcionar perfeitamente em multiplayer local e o jogo é customizável ao ponto de qualquer pessoa poder jogar, tanto pela sua habilidade de resolver os puzzles como pela sua habilidade como jogador. O nível de dificuldade mais fácil é incrivelmente básico e o maior problema de escolher esse nível de dificuldade é que vão sentir uma completa ausência de desafio. O conceito geral de tentar resolver estes puzzles que fazem o nosso cérebro suar em vez de testar os nossos reflexos é altamente gratificante e com os níveis de dificuldade e customização que o jogo oferece é possível encontrar um equilíbrio perfeito entre sentirmos-nos desafiados e raramente nos sentirmos frustrados. Não é preciso ter jogado nada deste género para perceber como o jogo funciona e é realmente satisfatório quando conseguimos encontrar a resposta corretamente.

Isso não quer dizer que não haja nada de errado com Big Brain Academy: Brain vs Brain. Nem todos os jogos funcionam de forma perfeita por exemplo e existe um com um relógio que pode apresentar alguns problemas para jogadores casuais, já que requer alguma subtileza na utilização dos analógicos que apenas vem com algum treino. A maioria das atividades também não nos dão a resposta correta quando todos erram a solução, o que pode ajudar a manter o jogo fresco mais tempo, mas é frustrante. Além disso também o conteúdo não é muito. Existem 20 atividades, o que pode parecer razoável mas apenas dura para um par de horas a ver algo realmente novo. Esta falta de conteúdo reflete-se no preço mas gostava realmente de ter visto este número a ser substancialmente maior.

Jogar a solo é também possível, existindo três modos, onde podemos treinar os puzzles de cada categoria, tentar bater a nossa pontuação e um modo online para jogar multi-jogador sozinho. Novamente isto parece pouco. O modo treino é demasiado simples, o modo que nos permite tentar bater a pontuação pode parecer bom e desafiante mas tanto podem jogar uma série de jogos realmente fáceis e ter uma pontuação tremenda como durante muito tempo a seguir a isso levar com os piores jogos e ter uma dificuldade gigante em voltar a chegar perto dessa pontuação. Por fim o modo online não é bem jogar a solo, mas como Big Brain Academy: Brain vs Brain é essencialmente um jogo para vários jogadores é compreensível.

Big Brain Academy: Brain vs Brain é essencialmente um party game para toda a família que coloca os nossos cérebros à prova em vez dos nossos reflexos e sorte. É um pacote pequeno mas o preço é reduzido. Se gostam deste tipo de desafios é um dos melhores que vão encontrar na Switch, mesmo que pessoalmente gostasse de ver mais conteúdo incluído.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster