Análise: Chocobo GP

A Square Enix não é alheia a jogos de corridas com chocobos. Estas galinhas gigantes e adoráveis têm origem na série Final Fantasy, mas já na PlayStation original tiveram direito a um jogo de corridas, também nessa altura inspirado em Mario Kart. Chocobo GP é um jogo de preço normal, mas podem experimentar o jogo na sua versão Lite. O jogo tem alguns problemas e as microtransações não irão agradar à maioria dos jogadores, mas há muito para gostar aqui. Não é fácil competir com Mario Kart 8: Deluxe, mas a Square Enix tem aqui um jogo capaz de competir em quase igualdade.

Chocobo GP tem um protagonista na sua história, mas praticamente todas as personagens são chocobos. Chocobo e os outros pilotos do jogo não possuem apenas estatísticas específicas da personagem que determinam a aceleração e controlo do veículo, mas também possuem habilidades especiais que são independentes dos power-ups que recolhemos durante as corridas. Essas habilidades são extraídas de um medidor especial que se enche à medida que a corrida avança, mas podemos acelerar o progresso da barra recolhendo cristais que estão espalhados pela pista. Cada 10 cristais também nos dá um pequeno aumento de velocidade, mas perdemos esse boost se for formos atingidos por um adversário.

O jogo está cheio de referências a Final Fantasy, uma das quais são as magias. Temos acesso a três slots, mas podemos acumular e combinar feitiços para criar novos efeitos. Podemos por exemplo combinar feitiços de fogo (Fire), para criar a versão mais poderosa do feitiço, Fira. Isto é semelhante ao que podemos fazer em Final Fantasy e é um bom toque que nos remete para a série principal. Este sistema adiciona uma camada de estratégia ao jogo, já que podemos jogar estrategicamente, guardando os feitiços para um efeito maior ou usá-los logo que possível para um efeito imediato. Podemos adquirir magias praticamente da mesma forma em Mario Kart. Adquirimos magia aleatoriamente, mas o jogo tem regras específicas. Em vez de cristais temos ovos e os ovos de cobre dão-nos magias aleatórias, os ovos de prata dão-nos uma cópia de qualquer magia que já temos e os de ouro a mesma coisa mas a dobrar.

A jogabilidade de Chocobo GP não é tão boa como Mario Kart. É difícil avaliar este jogo sem o comparar com Mario Kart, mas quando se tenta competir num género de tal forma associado a outro jogo é quase impossível não comparar. Chocobo GP tem movimento e direção mais flutuantes em comparação com Mario Kart. Os veículos deslizam sobre as pistas, dando às corridas uma sensação mais solta, mas isto significa que existe uma curva de aprendizagem maior nas corridas. Apesar deste sentimento diferente no controlo, Chocobo GP conta com todas as mecânicas familiares que estamos habituados no género. Temos drift e um pequeno boost depois de um drift. Existem 21 pistas baseadas em oito locais temáticos inspirados em zonas de vários jogos da série Final Fantasy.

Cada uma das áreas é bastante distinta e mesmo as pistas de cada uma são bastante distintas. As pistas são boas, mas contêm alguns pormenores irritantes, como curvas e contra-curvas que tornam quase impossível reagir a imprevistos. Os locais em si também podem desiludir alguns jogadores que sejam realmente fãs de Final Fantasy, já que vão certamente procurar por certas zonas que realmente gostaram e talvez não as encontrem. Visualmente o jogo é simplesmente adorável e combina na perfeição com a Nintendo Switch. A Nintendo tem geralmente um aspeto muito característico nos seus jogos mais recentes e este Chocobo GP combina na perfeição. A performance do jogo é também perfeita, sem qualquer quebra ou lentidão, mesmo quando está muita coisa a acontecer no ecrã e algumas magias são realmente pesadas.

Um aspeto onde a apresentação fica aquém é na música. Final Fantasy tem das melhores bandas sonoras que conheço, mas não são músicas que combinem na perfeição com este género. Outro problema do jogo é que este está atolado de micro-transações. Além disso tem também um Battle Pass que tem por exemplo a personagem Cloud, uma personagem super popular e que muitos fãs adorariam ter no jogo base. Se ter todas as personagens não é algo que vos preocupe muito e gostam muito de Final Fantasy, então Chocobo GP é uma excelente compra.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster