Análise: Eiyuden Chronicle: Rising

Eiyuden Chronicle: Rising é um jogo saído de uma campanha no Kickstarter e criada por alguns dos criadores do RPG Suidoken. A campanha em si era para um jogo chamado apenas Eiyuden Chronicle, mas a campanha no Kickstarter fazia referência a um outro jogo que ajudasse os jogadores a conhecer o mundo e personagens. Essejogo és te Eiyuden Chronicle: Rising, um jogo de exploração e combate em 2.5D e com alguns elementos de RPG e town-building. Quem apenas se lembra do promissor JRPG que foi anunciado na campanha pode ficar um pouco confuso com este Eiyuden Chronicle: Rising, mas tendo em conta o baixo custo e a qualidade do jogo em si, não podemos de todo ficar desiludidos.

Quando o jogo começa, somos apresentados a CJ, uma jovem alegre e ansiosa para ajudar e que é a nossa personagem central desta pequena saga. Existe um ritual de passagem no seu clã que envolve encontrar um tesouro e quando ela se encontra à sua procura , ela chega a New Nevaeh, uma cidade mineira que foi devastada por um grande terremoto e ataques de bandidos. CJ acha que é aqui que vai encontrar o tipo de tesouro que procura, mas a burocracia local não está muito interessada em a deixar explorar. CJ vê uma oportunidade de conseguir o que quer ajudando na reconstrução da cidade.

Pelo caminho CJ vai preencher uma série de clichés do género, vai fazer novos amigos e descobrir um segredo antigo. A progressão em Eiyuden Chronicle: Rising é essencialmente baseada em missões, com grandes quantidades de missões principais e secundárias para reconstruir New Nevaeh, ajudar os cidadãos e avançar na história. A maioria das missões levam o jogador a terras perigosas, cheias de monstros e outros inimigos e à medida que vamos avançando e melhorando a cidade de New Nevaeh, vamos tendo acesso a mais áreas para explorar e mais habilidades.

Dois dos parceiros mais carismáticos são Garoo, um mercenário canguru com uma bolsa mágica e Isha, uma rapariga com poderes mágicos. Todas as três personagens têm habilidades únicas de movimento e ataque e encadear os ataques é desafiante e aberto a possibilidades. Algumas habilidades são originais, mas para obter algumas dessas habilidades precisamos contar com a ajuda da população de New Nevaeh. Muitos recém-chegados querem-se estabelecer nesta área e é ao nosso grupo que recorrem para praticamente tudo o que precisam. Aos poucos estes recém-chegados vão-se estabelecendo e criando os seus negócios que podemos depois usar para comprar melhorias.

O facto de o jogo se basear praticamente todo nesta área faz com que pareça que não saímos do mesmo sítio durante todo o jogo. Felizmente a mecânica de recuperação da cidade traz novidades constantes às mesmas áreas. Apesar do seu tamanho pequeno, há muito para ver e descobrir em cada uma das áreas. As minas cheias de monstros, florestas e ruínas encantadas com magia são todos ambientes bonitos e que oferecem muitos inimigos para combater. A história também se desenvolve à medida que avançamos, revelando as estranhas origens da cidade de New Nevaeh e o seu segredo enterrado.

Eiyuden Chronicle: Rising é uma introdução a um mundo maior que será mais desenvolvido no RPG principal que chegará no futuro. É um jogo com muito texto, mas há diálogos divertidos para ler. Existem também muitas missões secundárias e muitas delas oferecem recompensas interessantes, mas muitas outras são desperdício de tempo. É realmente pena que existam tantas missões banais, já que o jogo consegue oferecer um punhado de missões interessantes com encontros com inimigos únicos e poderosos ou áreas ocultas. A jogabilidade de ação é bastante divertida, apesar de fácil. Visualmente o jogo é muito bom, mas algumas animações dos ataques deixam um pouco a desejar.

Eiyuden Chronicle: Rising é curto para um jogo do género, mas mesmo assim estamos a falar de mais de uma dezena de horas de conteúdo e um preço apelativo. É também um jogo pensado para nos abrir o apetite para o jogo principal e a realidade é que estão aqui evidentes as raízes para um excelente RPG.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster