Análise: Kaiju Wars

Os fãs de filmes de monstros gigantes não tiveram até hoje grande sorte nas adaptações jogáveis. Pessoalmente não me lembro de grandes lançamentos e mesmo dentro do mercado indie não há muita oferta. Kaiju Wars pode não ser um grande lançamento, mas dentro do mundo indie torna-se um lançamento bastante interessante. Este jogo é um jogo de estratégia com a temática Kaiju e jogabilidade semelhante a Advance Wars. Não é um jogo muito sério, mas sim uma espécie de versão cómica de tudo o que o inspirou.

Kaiju Wars foi desenvolvido pela Foolish Mortals Games, uma pequena equipa com apenas um punhado de jogos lan;ados. Aqui controlamos o presidente de um país distópico e num futuro pós-apocalíptico. Ainda nem nos habituámos à realidade quando um monstro gigante ataca a base do exército. Assumindo o comando das forças armadas, cabe ao jogador afastar os monstros gigantes que o cercam ou pelo menos aguentar o suficiente. A jogabilidade é muito semelhante à que encontramos em Advance Wars. Temos diferentes unidades e edifícios sob o nosso controlo, podendo o jogador trocar recursos para produzir novas unidades. A cada turno movemos as nossas unidades para atacar ou mover as unidades, procurando tirar proveito do terreno.

Outra grande diferença são os monstros gigantes que são todos inspirados em diferentes tipos de kaiju. Conforme avançamos no jogo, diferentes kaijus com habilidades diferentes são introduzidos. Além de novos inimigos também o jogador desbloqueia novas unidades e armas. Kaiju Wars é verdadeiramente um jogo difícil. Este género não costuma ser muito fácil e Kaiju Wars não é excepção, apresentando um desafio que castiga qualquer erro. Embora seja bastante acessível, rapidamente a dificuldade acelera. A cada turno, um efeito adverso é aplicado por um sorteio aleatório e também à medida que os edifícios vão sendo destruídos, também os nossos recursos vão diminuindo.

A principal forma de vencer estes monstros horríveis gigante é ser inteligente com as nossas ações. Isto parece bastante óbvio mas a realidade é que os monstros do jogo são extremamente previsíveis. Eles vão sempre para o prédio mais próximo à vista e nós podemos usar essa previsibilidade a nosso favor, colocando poderosas unidades defensivas entre o monstro e os alvos que estamos a tentar proteger. Aprender como esses monstros se movem é parte da curva de dificuldade do jogo. Como referi, o jogo é difícil e vai-se tornando mais difícil no decorrer da campanha, mas os monstros em si mantêm perto do mesmo nível de inteligência. Cabe ao jogador aprender os meandros do jogo e tirar partido de tudo o que é previsível nestas criaturas.

No que toca à apresentação do jogo, Kaiju Wars é impressionante. Não por ter grafismo de última geração, mas pela direção artística do jogo. Tudo é feito em pixel art mas a atenção ao detalhe aqui é deveras impressionante. O estilo escolhido parece único e interessante e parece que tudo no jogo é feito com pixel art. Em muitos jogos esta está limitada ao jogo em si e por vezes nem há consistência na resolução entre cenário e personagens, mas aqui tudo o que existe mantém o mesmo estilo e características. As animações do jogo também são fantásticas com muito detalhe e muitas frames a comporem as animações Existem também animações que acontecem durante os ataques, bem como os movimentos ligados a habilidades especiais. É incrível como o jogo está recheado de pormenores e bom gosto que vão desde o decorrer normal do jogo aos próprios menus iniciais.

Kaiju Wars é também muito mais longo do que eu estava à espera. A campanha por exemplo irá ocupar-vos uma dezena e meia de horas a terminar e o jogo não fica por aí, contando com desafios diários e um criador de mapas para os jogadores mais dedicados. Dificilmente estava à espera de um jogo tão bom aqui. Pelo que vi do jogo estava à espera de uma experiência agradável, mas nada que se chegasse perto do que Kaiju Wars apresenta. Se são fãs do género Kaiju ou simplesmente adoram Advance Wars, Kaiju Wars não vos irá desiludir.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster