Análise: Klotzen Panzer Battles

Desenvolvido pela Maxim Games, Klotzen Panzer Battles é um jogo de estratégia por turnos numa grelha hexagonal e que tem como palco a segunda guerra mundial. Existem várias campanhas para jogar e cada uma oferece os seus próprios palcos de batalha e cenários. O jogo oferece um desafio tático razoável e que é melhorado pelo fato de que existem linhas de mantimentos para as tropas que podem ser bombardeadas e cortadas. Esta é uma dimensão da guerra que raramente aparece representada, que é muito importante no conflito real e adiciona um desafio interessante ao jogo.

O jogo conta com alguns pormenores interessantes. Nem tudo é bom no jogo mas existem alguns pormenores realmente interessantes. Podemos por exemplo pousar vários aviões num aeródromo de uma só vez, em vez de empilhá-las. A gestão nem sempre é fácil e normalmente torna-se confusa, especialmente porque a lista de unidades parece ser muito extensa, com renderizações agradáveis mas num estilo caricatura.

Klotzen Panzer Battles está longe de ser um bom jogo. No limite podia classificá-lo como um jogo a caminhar uma linha muito ténue entre mediocre e razoável e algumas ideias decentes. Mas há muito que o jogo tem dificuldade em apresentar. Visualmente o jogo é pobre, sobretudo nos menus. Além disso o jogo é datado em muitos dos seus aspetos. Temos que guardar manualmente por exemplo. Outro problema é a estabilidade técnica. O jogo bloqueia e fecha-se com alguma frequência. Não é de todo um jogo intuitivo também, com um design obtuso que é difícil de decifrar, o que não é ajudado em nada pela completa ausência de tutorial.

Pessoalmente não consigo perceber como é que um jogo deste género não tem um tutorial robusto e muito menos não como não tem um de todo. Há muito para aprender e apesar de conseguimos perceber alguma coisa por conhecimento prévio e outras pelo contexto, há muita coisa que acabamos por perceber por tentativa e erro e isso é muito má ideia num jogo de estratégia.

Klotzen Panzer Battles não é um jogo mau, mas não é de todo um bom jogo. As falhas são muitas e ao contrário de outros jogos maus, Klotzen Panzer Battles nem sequer tentou fazer algo realmente diferente.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster