Análise: Sokobos

Sokobos é uma aventure sokoban com uma temática da Grécia antiga. Basicamente temos de construir o templo do rei dos deuses, numa jogabilidade que não irá surpreender ninguém, mas que tem visuais bastante característicos. O jogo começa com o personagem do jogador, Aeschylus, reunindo-se com a sua amada após um longo período afastados. Aeschylus tinha ido visitar um oráculo para descobrir o que deveria fazer para superar alguns problemas. Assumindo que ele voltou triunfante, a sua amada fica desolada quando ele lhe diz que tem de construir sozinho um templo em honra a Zeus.

O jogo consiste em criar seções do templo, cada uma representando um nível. Devido às influências gregas, existem muitos pilares, estátuas e imagens que retratam histórias mitológicas. Aeschylus deve determinar como mover e combinar as peças para construir as imagens marcadas no chão. A tarefa do jogador é simples no início, mas rapidamente se torna complexa à medida que os níveis avançam. Eventualmente, o jogador terá que começar a pensar no futuro e criar estratégias para guiar as peças de uma maneira típica de um sokoban.

As tarefas em si são divertidas e envolventes, criando um jogo de puzzles interessante e que não se torna frustrante. Conseguimos facilmente ocupar dezenas de horas em Sokobos. Não só há muito valor em repetir níveis, mas também há o desejo de refinar as estratégias usadas. Os níveis podem durar de alguns minutos a quase uma hora, especialmente porque nem sempre é fácil encontrar logo a solução. Há muito conteúdo no jogo e tendo em conta o preço do jogo, quando contamos as horas que gastamos nele, ele fica praticamente grátis.

Visualmente o jogo baseia-se em preto e laranja-acastanhado. Os visuais podem parecer simples, mas isto faz com que os puzzles se destaquem. O estilo de arte é simples, mas eficaz e não cansa os olhos, especialmente porque nunca há muito a complicar o que vemos no ecrã. Também a música do jogo é agradável, sem nunca ser memorável, simplesmente combinando na perfeição com o tema e jogabilidade.

Sokobos é um jogo agradável e divertido. É um jogo que os fãs de jogos de puzzles vão gostar, especialmente aqueles que estão à procura de um desafio.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster