Análise: Touken Ranbu Warriors

À primeira vista não há muito a separar Touken Ranbu Warriors de jogos como Dynasty Warriors. Tem uma certa alma da Koei Tecmo que nos remete logo para essa editora. É também um jogo que está muito ligado à sociedade japonesa e certos hábitos e gostos que são muito particulares, mas que pouca ligação têm com o público ocidental. Para um jogo baseado numa fórmula da era PlayStation 2, este não é um jogo que irá apresentar muitas novidades para os veteranos do género. É uma entrada no género que não tenta fazer grandes alterações ao modelo base da jogabilidade e o modo fácil do jogo é talvez o modo mais acessível que me lembro de jogar dentro do género. Imaginem entrar num terreno de batalha, olhar à volta e ver todos aqueles rostos com cara de quem nos quer desmembrar e depois todos eles parecem simplesmente ficar ali à espera que os esventremos um a um. Touken Ranbu Warriors é essencialmente isto na dificuldade mais baixa. Por vezes um inimigo ganha coragem e lá vem tentar acertar um ataque, mas rapidamente volta à sua posição à espera da morte. Se não fosse pelo limite de tempo quase não haveria pressão no jogo.

Mas existem alguns elementos melhores em Touken Ranbu Warriors. O elenco de personagens e o cenário baseado no Japão é bom e Touken Ranbu Warriors também trabalha para fornecer muitas histórias baseadas em fantasia e bom desenvolvimento das personagens para justificar a premissa ridícula do jogo. Os conceitos de viagem no tempo do jogo colocam os heróis de Touken Ranbu a proteger a história contra os antagonistas do jogo. A missão do inimigo é alterar a história, e o governo do jogo acorda estes Touken Danshi para conter esse exército do mal e impedi-los de alterar o curso da história. A história é sobretudo absurda, mas o jogo por algum miliagre consegue tornar a história interessante.

Os Touken Danshi são organizados em cinco equipas, em que a primeira equipe apresenta três personagens, a segunda apresenta quatro e tanto a terceira como a quarta equipas oferecem três personagens e a quinta equipe apresenta dois. Cada líder de equipe é a representação personificada de uma katana japonesa histórica e real. Essa estrutura baseada em fantasia nas viagens no tempo, permitem que o jogo se conseguia distanciar um pouco da fórmula, pelo menos fora da jogabilidade. Muitos jogos têm pegado na fórmula para criar jogos inspirados na jogabilidade mas adaptados a outras séries e universos, no entanto, Touken Ranbu Warriors segue de perto o estilo de jogo padrão de Dynasty Warriors. Os controles diferem de Dynasty Warriors, já que o jogo remove coisas como ataques à distância em favor de movimentos normais, fortes e de esquiva. Tudo aqui parece ter sido pensado para simplificar as coisas para jogadores mais casuais, mas isso também torna Touken Ranbu Warriors um ponto de entrada mais suave para jogadores pouco habituados ao género.

O problema de simplificar é que por vezes é demais e fica pouco do jogo para espremer. Se um jogo apenas mantém um nível muito superficial na sua jogabilidade, sem qualquer profundidade, não há nada para o jogador aprender. Um jogo pode ter uma jogabilidade simples e mesmo assim ser difícil de dominar, como Rocket League por exemplo. Pelo menos os inimigos da série Dynasty Warriors são historicamente relevantes, fornecendo heróis reais, diferentes pontos de vista e outros elementos que nos podem aguçar a curiosidade. Aqui, os inimigos são muito menos distintos e simplesmente enfrentamos ondas intermináveis de invasores semelhantes a insetos. Eles começam por ter um tamanho humano e aumentam periodicamente de tamanho. Raramente há muito em termos de diálogo e no geral o jogo não nos faz sentir nada relativamente aos antagonistas do jogo.

Maior parte daquilo que o jogo nos apresenta poderia ser muito bom na era da PlayStation 2. Infelizmente para Touken Ranbu Warriors, vivemos numa era onde temos tantos jogos excelentes de ação à escolha que apresentar apenas isto sabe a pouco. Touken Ranbu Warriors ainda parece um jogo de PlayStation 2 em todos os aspectos de sua apresentação. O loop do jogo torna-se rapidamente aborrecido e os bosses são tratados quase exatamente da mesma maneira que os soldados apenas com mais vida. O único verdadeiro desafio no jogo é o limite de tempo quando este aparece. Para jogadores casuais, isso pode muito bem ser suficiente, mas para aqueles que já jogaram muitos jogos do género, sabe realmente a pouco. Visualmente, este é um jogo de aparência sólida que não ganhará nenhum prémio mas é bastante competente. O elemento visual mais exclusivo do jogo é a roupa destrutível de cada personagem, mas não posso considerar isso revolucionário.

Touken Ranbu Warriors oferece uma boa quantidade de conteúdo para os interessados ​​em folclore japonês, no entanto o jogo tem vários problemas para os jogadores mais veteranos. Touken Ranbu Warriors é um jogo mais adequado para jogadores com pouca experiência com a série Dynasty Warriors em geral, já que para o resto, vai saber a pouco e deixar um sabor amargo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster