Análise: Farm Tycoon

Os jogos de agricultura fazem parte da indústria há muito tempo. Muitos jogos tinham algumas mecânicas de plantação como Harvest Moon, outros invadiram o Facebook e tornaram-se fenomenos durante algum tempo como foi o caso de Farmville e dentro do género da simulação temos o Farming Simulator que todos os anos surpreende muita gente e me surpreende a mim com as suas vendas e popularidade. Farm Tycoon pega no mesmo tema, para oferecer uma experiência mais próxima da gestão e está disponível na Nintendo Switch.

Em muitos aspetos os jogos podem mudar temática, mas dentro do mesmo género vamos sempre encontrar muitos elementos em comum. O ciclo da jogabilidade dos jogos de estratégia deste género são sempre semelhantes. Começamos com tarefas manuais e pouco lucrativas e com o dinheiro que vamos ganhando vamos conseguindo comprar melhores máquinas e plantações mais rentaveis. O jogo não tem muito em comum com a trabalhosa atividade real, onde as manhãs começam muito cedo, as tardes acabam muito tarde, o trabalho parece nunca acabar e a recompensa tarda a chegar. Em termos de dificuldade Farm Tycoon consegue ir buscar alguma coisa à realidade. Não é um jogo super realista, mas consegue equilibrar algum realismo com o facto de saber que é um jogo e tem que ser acima de tudo divertido. O jogo começa por nos propor uma série de modos diferentes para escolher. O ideal será começar pelo modo campanha, mas o jogo tem também os cenarios, onde jogamos até cumprir um objetivo e o modo livre, onde podemos jogar à vontade, sem nos termos de preocupar com objetivos.

No modo campanha podemos também escolher entre a dificuldade fácil e normal. A campanha fácil aumenta um poucos os lucros que temos, o que torna o jogo efetivamente mais facil. Este é um modo campanha e não um modo história e portanto não podem esperar muito desse aspeto. Basicamente o modo funciona quase como um modo tutorial glorificado, dando ao jogador objetivos e tarefas que começam muito simples e se vão complicando com o tempo. Essencialmente começamos por reparar a casa da quinta e construir um celeiro e continuamos com outros edifícios úteis e adquirir maquinaria. Esta abordagem faz com que este modo pareça realmente um tutorial e sentimos falta de um objetivo final. Temos que construir isto e aquilo, mas não percebemos bem o porquê

Outro problema do jogo é que enquanto que a campanha em si parece um tutorial, o jogo em si não tem propriamente um tutorial. Isto faz com que consigamos compreender muitos dos aspetos do jogo porque os fazemos na campanha, mas simples coisas como pode fazer zoom escapa facilmente ao jogador. A jogabilidade em si é simples e envolve simplesmente ganhar dinheiro para melhor e construir novas e melhores formas de ganhar dinheiro. Não se trata apenas de ganhar e ganhar, temos que pensar sempre na manutenção de tudo o que temos na quinta. As vacas por exemplo dão leite que podemos vender, mas convém lembrarmos-nos que também custa dinheiro manter as vacas. Elas precisam de comer e precisamos de trabalhadores para lhes tirar o leite. Tudo no jogo usa a mesma logica e temos sempre que pensar nas despesas que temos e o lucro que podemos ter.

Jogar qualquer um dos outros modos antes de terminar a campanha é um erro. O jogo é realmente complexo em alguns aspetos, especialmente no que toca à maquinaria. Cada plantação tem maquinaria e acessórios proprios, todos precisam de tratores e a colheita tem que ser movida. Tentar fazer tudo isto bem sem a ajuda que recebemos na campanha não é de todo fácil e podemos sentir-nos perdidos se saltamos para um modo como o modo livre antes de dominar-mos muitos dos conceitos do jogo. Não se trata também de simples contas de somar para chegar ao lucro. Os preços dos produtos que cultivamos funciona como a bolsa de valores e podemos ter mais ou menos lucro ou até prejuízo se não tivermos cuidado. Temos muita coisa para gerir, desde as épocas em que devemos plantar os produtos, quando colher e quando contratar trabalhadores.

Farm Tycoon é um jogo impressionante em termos de variedade e elementos presentes. É uma pena que por vezes não seja mais fácil aceder a alguns ecrãs que nos permitem tomar conta destes elementos. A IU não é de todo o melhor exemplo que podemos encontrar dentro do genero. Felizmente o grafismo em si é competente e detalhado e em termos técnicos o jogo corre bem na pequena consola da Nintendo. Se gostam do género e da temática, Farm Tycoon pode ser uma experiência bastante gratificante e na Nintendo Switch não há muito por onde escolher dentro do género

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster