Análise: Starship Troopers: Terran Command

Starship Troopers é neste momento considerado um verdadeiro clássico. O filme original começou por ser apelidado de mais um filme de ação, mas o anos foram gentis para o filme e todos os pormenores do filme foram vistos e revistos, tendo a crítica chegado à conclusão que há muito para gostar no filme, tanto de forma gratuita, como nos seus elementos que permitem criar paralelos com a realidade. A forma como o jogo consegue encontrar paralelos entre uma sociedade distópica focada na guerra e as guerras no médio oriente, tanto as mais recentes como as anteriores é soberba. Além de tudo isto, Starship Troopers é um filme super divertido de ver e um dos meus favoritos.

Starship Troopers: Terran Command é um jogo de estratégia semelhante a Company of Heroes baseado na licença de Starship Troopers. Cada uma das duas dúzias de missões do jogo não são muito complicadas, com o jogador a começar os níveis com alguns esquadrões descartáveis ​​da Aliança, tendo de os direcionar para eliminar os inimigos insectos, utilizando pontos de recurso parar gerar mais infantaria. No final de cada segmento existem objetivos únicos. Há uma grande variedade de tipos de soldados e as próprias missões são variadas, proporcionando situações desafiantes onde temos de empregar pensamento estratégico.

Se por um lado Starship Troopers: Terran Command não é o jogo mais inovador, ele compensa em qualidade. Não podíamos pedir muito mais de um jogo de estratégia e dificilmente podemos ter uma experiência melhor com um jogo do género. Se são fãs de jogos de estratégia irão encontrar sistemas familiares, mas se procuram algo que pode levar o género para novas direções, então Starship Troopers: Terran Command não é de todo o que procuram. Esta é a única critica que podemos realmente fazer ao jogo, a falta de inovação. Isto significa que não há praticamente nada que Starship Troopers: Terran Command ofereça que não possamos encontrar noutros jogos.

Apesar disso, a jogabilidade é realmente forte e torna-o uma das melhores entradas no género RTS. A atmosfera e a história do jogo são também realmente interessantes, especialmente para os fãs do filme. A narrativa passa-se na guerra dos insetos do primeiro filme e apesar de algumas das missões serem copiadas diretamente de cenas do filme, o resto são batalhas originais. As missões são realmente fantásticas do ponto de vista da história, não se limitando a apresentar os acontecimentos, dando alguma alma e humanidade às personagens. Podem não ser tão boas ou desenvolvidas como as personagens do filme, mas não ficam longe.

Infelizmente o jogo tem as suas falhas. Não tem um modo multi-jogador por exemplo. A campanha principal é bastante longa, contando com mais de dez horas para concluir, no entanto não há muito mais para fazer depois de a completarmos. Até que ponto isto é realmente um problema vai depender das vossas expectativas. Starship Troopers: Terran Command parece, soa e funciona muito bem, mesmo para os padrões do género que são muito altos.

Se têm algum gosto particular por Starship Troopers, Starship Troopers: Terran Command é uma excelente proposta, mas se forem apenas fãs de RTS também irão ficar muito impressionados com o jogo. A jogabilidade é tão boa como a dos melhores títulos do género, mas graças à sua licença consegue também oferecer uma excelente história e atmosfera.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster