Análise: Builder Simulator

Os jogos de simulação de construção têm evoluído nos últimos anos, tornando-se cada vez mais detalhados, mas também trabalhosos e a última coisa que queremos de um jogo é que seja essencialmente um trabalho. Builder Simulator consegue encontrar um bom equilibria entre ser um jogo e oferecer realismo suficiente.

Builder Simulator é um jogo de construção de casas onde o jogador tem de ser desde trolha a pintor e todas as outras profissões necessárias para construir uma casa. Podemos jogar Builder Simulator com o realismo que quisermos. Não temos que fazer todos os movimentos ao detalhe mas temos que nos preocupar com todas as fases de construção de uma casa, desde fundações a pilares, muros e acabamentos.

Uma opção que o jogo tem e acaba por ser muito útil é a possibilidade de avançar etapas. O jogo obriga o jogador a esperar um pouco mas passado uns segundos podemos passar uma fase de construção à frente. Podemos por exemplo desenhar a casa e depois passar a fase das fundações à frente com o jogo a completar tudo por nós. Quando jogamos podemos ver a quantidade de detalhe que o jogo tem. Podemos fazer dois tipos de cimento por exemplo, cada um com uma receita diferente mas em ambos temos de adicionar baldes de água, pás de areira e sacos de cimento à betoneira e depois retirar tudo para um carro de mão. Tudo no jogo pode ser feito desta forma manual, desde colocar tijolos até deitar areia nas fundações da casa.

Visualmente Builder Simulator é um jogo impressionante. Obviamente ninguém está à espera que seja o próximo flagship visual, mas tendo em conta as minhas expectativas não pude deixar de ficar impressionado. No que toca à física é no entanto um pouco decepcionante. Builder Simulator nunca se esquece que é um jogo e podemos por exemplo voar como no modo criativo do Minecraft. Além disso não existe algo semelhante a um sistema de física, um pouco como Minecraft também.

A diversão que podemos ter com Builder Simulator depende muito do nível de realismo que procuramos. Apesar de podermos avançar as tarefas que não gostamos, a realidade é que a maioria da jogabilidade é um pouco aborrecida para mim e sem jogar o tutorial todos os jogadores se vão sentir um pouco perdidos em muitas destas tarefas. Não é um jogo óbvio e o tutorial em si é realmente aborrecido. Seria bem melhor que o jogo tivesse algum tipo de progressão e o tutorial fizesse parte dela.

Com visuais impressionantes e realismo qb, Builder Simulator pode ser uma experiência interessante para um grupo específico de jogadores. Se sentem que se enquadram, então há muito para gostar aqui

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster