Análise: Fire Emblem Engage

Fire Emblem é mais uma das grandes licenças da Nintendo. Nem todos os jogos recentes deixaram boas memórias, mas Fire Emblem Engage pode não ser perfeito, mas apresenta-se em boa forma nos melhores elementos que a série tem para oferecer. A história forte é sobretudo excelente combate tático, fazem com que seja uma boa entrada da série. Nem tudo é positivo e consegue-se sentir alguma estagnação e falta de inovação. Não existem grandes experiências aqui, é território conhecido e o início do jogo acaba por ser melhor por isso mesmo.

Fire Emblem Engage trás consigo o sistema de combate tradicional da série. O triângulo das armas está de volta e a durabilidade das armas saiu. Os mapas são grandes e variados e as batalhas tensas são do melhor que a série já ofereceu. É um jogo realmente desafiante, onde num momento parece que está tudo a correr bem e de um momento para o outro um inimigo acaba com uma das nossas unidades com um ataque. Para equilibrar um pouco a dificuldade existem agora os emblemas. Os emblemas são personagens de Fire Emblem clássica que podemos juntar a elementos do nosso grupo para melhorar as suas habilidades e outros bónus.

Os ataques de Fire Emblem Engage são particularmente interessantes. A variedade de ataques e a forma como eles interagem com o mapa do jogo fazem com que as batalhas sejam mais dinâmicas que nos jogos anteriores e sinceramente mais divertidas. Os emblemas funcionam como qualquer personagem do jogo, mas simplesmente há pares que funcionam muito melhor do que outros e é mais eficaz manter os pares que estão a funcionar do que entrar em grandes experiências depois de encontrarmos um par que funcione.

Além dos emblemas temos também anéis que são representados novamente por personagens clássicas da série. Estes anéis são mais ou menos fáceis de obter através de fragmentos que ganhamos simplesmente por jogar. Escolhemos um emblema e depois quantos anéis queremos criar, sendo depois que estes são criados de forma aleatória. Podemos também combinar os anéis para criar anéis mais fortes, portanto a parte aleatória não é tão grave como poderia ser. Também temos lojas, onde podemos encontrar vários itens e armas e um ferreiro onde podemos melhorar as armas que já temos.

No jogo existe também uma ilha voadora que funciona como espaço social, onde podemos encontrar a arena, onde podemos testar as nossas habilidades, um quarto e até um café. É um local bastante bonito, onde podemos ocupar algum tempo entre balhas, com muitos itens para recolher e muitas atividades, como pescar. A pesca é um mini jogo bastante simples, mas existem mais mini jogos, como o de exercício ou andar de wyvern. Apesar de ter muita coisa e ser um local bonito, não é um espaço muito importante para o progresso do jogo.

A história do jogo pode ser boa, mas tem um problema de ritmo no início. O início é realmente aborrecido e previsível. Felizmente as coisas melhoram, tanto é que referi a história forte no primeiro parágrafo, mas as primeiras horas demoram a passar. O elenco das personagens é também um misto. Algumas personagens não estão minimamente integradas na história principal e a ausência de uma história pessoal destas acaba por nos fazer não importar minimamente com estas. As personagens com quem temos mais contacto são interessantes e aos poucos vamos criando ligações com elas. Este é um aspeto característico da série e em Fire Emblem Engage é tão elaborado como sempre, com o jogo a conter um sistema de romance que até melhora este aspeto do jogo.

Ao contrário dos jogos anteriores em que maior parte das conversas era elaborada e ajudava a construir estas personagens, existem diálogos menos profundos desta vez. Alguns são bastante bons e outros divertidos, mas as conversas com os emblemas são demasiado simples. Continuam a aumentar os pontos de ligação entre as personagens, mas não vão além disso. É pena, já que a história principal de Fire Emblem Engage é muito boa e acaba em grande. É realmente pena o início e a qualidade das conversas. Por muito bom que o combate do jogo seja, há mais naquilo que faz com que um jogo Fire Emblem valha a pena é no geral esses elementos estão garantido.

Existe alguma falta de alma em Fire Emblem Engage. Tudo está aqui mas um ou outro elemento parecem ter sido criados em piloto automático. Mas o resultado final é realmente bom. O combate é excelente, os visuais são do melhor que a Nintendo Switch é capaz e o design é realmente bom. A história precisa de tempo para se revelar boa, mas quando o faz é realmente boa e acaba em grande. Há muito para gostar nesta nova entrada na série Fire Emblem.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster