Análise: Metroid Prime Remastered

Metroid é uma das licenças da Nintendo mais acarinhada pelos jogadores. A Nintendo sempre teve uma certa imagem “kid friendly”, mas Metroid sempre se destacou por fugir um pouco dessa imagem. Metroid Prime foi um verdadeiro marco nos lançamentos da GameCube e um exemplo de como um jogo pode transitar do mundo 2D para 3D e ganhar com isso, não tendo perdido praticamente nada. Desde a ação frenética, a mundos enormes para explorar, bosses fantásticos e puzzles inteligentes, Metroid Prime tinha de tudo.

O futuro da série foi ficando um pouco aquém, a trilogia Metroid Prime foi boa, mas o destaque é sem dúvida o primeiro jogo e depois disso talvez o destaque seja apenas o recente Metroid Dread. Felizmente a Nintendo está a trazer a série para bom porto novamente e depois desse lançamento que referi, trouxe de volta o fantástico Metroid Prime. Está versão remaster dá uma pintura vistosa a um jogo que por si ainda tem bom aspeto graças ao bom design do original.

Isso é realmente o que distingue um jogo intemporal de um jogo marcado pela era em que foi lançado. Enquanto que a grande maioria dos jogos da mesma época precisa de verdadeiros remakes para terem um aspeto decente, Metroid Prime precisa de pouco mais do que algumas texturas melhoradas e melhorias na iluminação, já que os modelos e ambientes têm ainda os requisitos necessários para que isso seja o suficiente. Obviamente que a Nintendo foi um pouco além, trazendo melhorias mais transversais e até melhorando o audio. Isto faz com que Metroid Prime Remastered seja surpreendentemente um dos melhores lançamentos do ano até agora. Nada mau para um jogo com esta idade.

Além das melhorias na apresentação, Metroid Prime Remastered traz consigo melhorias na jogabilidade, principalmente nos controlos. Existem formas de emular os controlos clássicos, tanto dos lançamentos para GameCube como os relançamento para a Wii. De qualquer forma, os controlos standard que foram trabalhados para tirar partido da Nintendo Switch são a forma definitiva de jogar. Não há sequer um pequeno aspeto em que seja melhor usar um dos esquemas antigos, sendo a única razão para trocar para um desses a nostalgia.

Com todas as melhorias e a qualidade que o jogo já tinha por si, este é um excelente lançamento para antigos fãs, ou novos. A única coisa que me deixa alguma pena é que gostava de receber toda a trilogia no mesmo pacote. Fico sempre na dúvida se veremos os seguintes jogos a ter o mesmo tratamento, por isso preferia receber logo tudo. De qualquer forma este é o melhor de todos, pelo que pelo menos ficamos com o melhor. Explorar o mundo do jogo, Tallon IV, continua tão bom como sempre. O mundo tem uma atmosfera muito própria e a jogabilidade continua a dar uma noção de pode que poucos jogos conseguiram igualar.

Existem alguns aspetos do jogo que se aguentaram menos bem. Não quero com isto dizer que o HUD, ou a falta de uma ajuda para nos guiar para o local certo seguem problemas do jogo, simplesmente são coisas que nos habituámos a ver nos jogos mais modernos. Estes aspetos acabam por mostrar a idade real de Metroid Prime, mas no geral contribuem para o charme. O sistema de checkpoints antiquado adiciona algum desafio extra e a quantidade de backtracking do jogo é um sintoma do género que ajudou a criar. Com os anos fomos vendo novas experiências dentro do género, mas maior parte das boas foram inspiradas por Metroid Prime.

Este remaster ajuda a mostrar a qualidade do jogo original. Os jogos da Nintendo não são fáceis de encontrar e jogar Metroid Prime de forma legar atualmente é muito complicado. Felizmente a Nintendo tem dado o amor necessário a estes jogos antigos, trazendo-os de volta com o trabalho suficiente para que se apresentem em toda a sua glória. Metroid Prime era um jogo fantástico em 2002 e por incrível lque pareça, Metroid Prime Remastered é fantástico em 2023. Sim não é o jogo mais bonito e moderno, mas no que interessa, é um jogo soberbo.

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