Análise: Sonority

Sonority é um jogo de puzzles musicais. Utilizando a música, o jogador tem que ajudar Esther a trazer paz à sua terra e encontrar a cura para doença de um amigo. O jogo pode ser sobre música, mas não requer do jogador qualquer conhecimento musical em particular. Existem partes em que vamos ouvir uma nota e deveríamos selecionar o símbolo da nota correta, mas advinhar é igualmente eficaz.

Como referi acima, o jogador controla Esther à medida que está percorre o mundo do jogo à procura da melodia que pode curar o seu amigo. É um jogo com uma mensagem bonita, sem todo o terror e violência que normalmente associamos aos jogos ou cinema.

O jogador começa por aprender primeiro a nota C e a partir daí o jogo vai introzindo novos elementos e mecânicas a um ritmo regular. Para controlar o movimento das plataformas e pontes temos que aprender escalas já que precisamos de tocar as notas por ordem crescente, ou decrescente, conforme o que precisamos. Para fazer isso temos que adicionar a nota correta ao pilar na área de jogo.

Pelo caminho vamos conhecendo novas personagens, como um guaxinim que não gosta de humanos, mas acaba por se juntar à nossa aventuras. Também amigáveis são umas rochas com olhos que nos ajudam a abrir portas e nos dão novas notas quando falamos com elas. Sonority não é um jogo complexo, mas há muito para explorar durante as cinco horas que o jogo dura. Temos que aprender várias notas e instrumentos para terminar o jogo e a aventura pode não ser muito desafiante, mas existe mesmo assim uma sensação de satisfação quando resolvemos os puzzles. Os puzzles em si começam por ser muito simples, mas vão-se complicando ao longo do jogo, mesmo que nunca cheguem a um nível demasiado alto de complexidade.

Sonority não é um jogo onde a exploração seja muito importante. Normalmente é um jogo muito linear com apenas um caminho. No entanto existem áreas secretas que podemos encontrar com um pouco de exploração. Também podemos encontrar vários coleccionáveis em cada local, normalmente sem ter que procurar muito, mas um ou outro estão escondidos.

Sonority é um jogo que não comete grandes erros. Faz aquilo a que se propõe e bem. Não é um jogo muito complexo e acho que muitos dos puzzles podem ser resolvidos até com tentativa e erro. Tem puzzles interessantes e se gostam de música pode ser uma experiência bastante interessante. Basicamente o jogo tende a devolver o interesse que depositarem nele. É também um jogo bonito e a história é adorável. Se gostam de jogos de aventura e puzzles pode ser uma boa proposta.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster