Análise: Squadron 51 Vs The Flying Saucers

Não posso dizer que seja o melhor jogador de SHMUPs do mundo, nem o maior fã, mas ocasionalmente gosto bastante de jogar um jogo do género, especialmente quando são tão originais como Squadron 51 Vs The Flying Saucers. Inspirado em B-Movie e filmes sci-fi dos anos 50, Squadron 51 Vs The Flying Saucers é simplesmente delicioso na sua concepção.

Quando os extraterrestres chegam à Terra e tentam conquistatoda a humanidade, cabe ao esquadrão 51 salvar o mundo. Squadron 51 Vs The Flying Saucers consegue capturar o ambiente e charme dos filmes que o inspiraram. Desde a música, aos cartões de entrada, tudo aqui nos remete para o universo dos filmes de baixo orçamento. Em termos de mecânicas de jogo por outro lado, é um SHMUP bastante tradicional, um shooter sidescroll com muita ação.

Existem quatro aviões diferentes para controlar e temos de destruir ondas de inimigos até chegar ao boss no final de cada nível. Squadron 51 Vs The Flying Saucers não é de todo um jogo fácil e os bosses em particular são bastante complicados. Felizmente o jogo conta com muitos upgrades que o tornam mais fácil e os upgrades em si são fáceis de desbloquear. Os upgrades dão-nos melhorias da arma principal, armas secundárias e bombas, mas também melhorias na defesa e vidas com que começamos. Aquilo que escolhemos levar para cada nível pode ser modificado, portanto se virem que algo poderia funcionar melhor, podem alterar.

O jogo conta com onze níveis, mas não é tão curto como poderia ser de esperar, especialmente porque Squadron 51 Vs The Flying Saucers é complicado. Algumas secções são verdadeiro bullet hell e os checkpoints apesar de ajudarem não são perto o suficiente uns dos outros para tornar o jogo muito fácil. Existe um modo resistência também, que vai aumentando a dificuldade sempre que terminam o jogo, mas só o recomendaria para jogadores interessados em subir nos quadros de classificação onlne.

Em termos de apresentação, Squadron 51 Vs The Flying Saucers destaca-se. É na apresentação que o jogo é verdadeiramente original. É um jogo a preto e branco que procura a estética dos anos 50 e une tudo isso com sequências de vídeo real, FMV, simplesmente soberbas, no seu estilo é claro. A única nota é que o esquema a preto e branco do jogo acaba por causar alguns problemas quando tentamos evitar alguns projéteis, especialmente no ecrã mais pequeno do Steam Deck, mas nada de muito grave.

Resumindamente, adorei o tempo que passei com Squadron 51 Vs The Flying Saucers. Não há nada muito inovador no que toca às mecânicas de jogo em si e não é melhor do género, mas como um todo é soberbo, oferecendo um desafio para os veteranos e algo diferente para os jogadores mais casuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster