Análise: Swordship

Swordship é o primeiro jogo da Digital Kingdom, um estúdio indie da Suíça e consegue desde logo impressionar visualmente, com um design e arte muito interessantes. É um jogo pequeno que não faz nada de revolucionário, mas aplica bem uma fórmula conhecida. O jogo faz pequenas alterações a géneros clássicos para criar um jogo diferente, onde o objetivo é desviar a nossa nave dos vários inimigos e outros perigos.

O jogo tem como palco um mundo pós aquecimento global. Aqui os pilotos mais rápidos medem forças com sistemas de segurança de forma a roubar contentores de carga. O jogo tem alguns elementos roguelike, limitando a área de jogo um pequeno rectangulo, onde temos de enganar drones, canhões de lasers e outras armas mortiferas, a destruírem-se umas às outras. O perigo vai aumentando ao longo do tempo e o objetivo é angariar pontos para desbloquear novas habilidades que tornam o jogo mais fácil.

A jogabilidade é simples, mas o jogo em si nem por isso. É bastante rápido e algumas coisas requerem que sejamos essencialmente perfeitos nos nossos timings. Felizmente o jogo corre de forma exemplar e quando perdemos é sempre por culpa própria. Já referi os visuais, mas não posso deixar de realçar o bom aspeto do jogo. Obviamente é bom tendo em conta o estilo low-poly que ajuda o jogo a correr tão bem como referi acima. A banda sonora é outro aspeto fantástico do jogo, fazendo lembrar Wipeout.

O jogo vai introduzindo novos elementos ao longo do tempo e aquilo que no início se resume em levar a nossa pequena e simples nave até ao fim da missão, torna-se mais complexo, mas também mais divertido e gratificante. Infelizmente o jogo sofre de alguns problemas de dificuldade. Praticamente todos os roguelike sofrem de alguns picos de dificuldade. Por vezes não temos itens de jeito, outras vezes os inimigos são uma combinação digna de inferno, mas Swordship sofre deste problema um pouco mais que os outros jogos. Por vezes as missões são simplesmente impossíveis. Como referi acima, maior parte das vezes que morremos a culpa é nossa e isso é verdade, mas por vezes sem alguma sorte envolvida o jogo pode ser um pouco injusto.

Swordship é um jogo fantástico. É um jogo bonito e tecnicamente impecável, com uma jogabilidade viciante. É um daqueles jogos que nos fazem dizer, só mais uma vez, uma série de vezes seguidas e no final já estamos no dia seguinte.

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