Antevisão: Dungeon Alchemist

Dungeon Alchemist não é propriamente um jogo. É um software para criar mapas para as vossas campanhas para RPGs de caneta e papel como Dungeons & Dragons. Um das melhores formas de criar uma boa imersão nas vossas campanhas é criar bons mapas e Dungeon Alchemist faz isso mesmo, tanto através da vossa criatividade como com a ajuda da IA.

Dungeon Alchemist inclui funcionalidades de inteligência artificial que nos ajudam a criar os mapas. Podemos simplesmente clicar e arrastar salas que a IA preenche com itens baseados nos temas que selecionamos. Facilmente podemos criar um novo mapa, mas também podemos passar horas a fazer alterações à nossa criação. O resultado final é fenomenal e caso sejam DMs, o verdadeiro público alvo desta ferramenta, irão adorar Dungeon Alchemist, assim como os vossos jogadores.

A criação dos mapas é muito simples e intuitiva. Pensem em The Sims é a forma como criam casas lá e vão ter uma ideia quase perfeita do que esperar. Basicamente podemos imaginar um novo cenário e começar por criar um mapa vazio, escolher um tema, como taberna e criar algumas áreas vazias que a ferramenta irá depois popular com itens. Essencialmente tudo se limita a escolher um tema e arrastar áreas vazias para a área do mapa. Podemos também fazer alterações ao tempo, iluminação e altura do dia. Podemos adicionar NPCs e até importar modelos do Hero Force ou arte que tenhamos no PC.

Depois do mapa criado e tenha passado os vossos critérios, podem imprimir o resultado, ou exportar numa série de formatos para usar de forma digital em soluções como o website Roll20 que muitos devem utilizar. Neste momento Dungeon Alchemist encontra-se ainda em Acesso Antecipado, mas os resultados são já impressionantes. Não conheço muitas ferramentas deste género, mas imagino que possa existir concorrência. Aquilo que irá ditar o sucesso ou insucesso de Dungeon Alchemist é o sistema de IA que permite realmente acelerar a criação e criar resultados mais impressionantes, a customização que podemos depois fazer é sobretudo, as possibilidades de exportação dos resultados.

A IA ainda tem tempo para melhorar, mas os resultados são normalmente muito bons. Muitas vezes não irão necessitar de ajustar nada, com a IA a conseguir criar um cenário bonito e saber onde colocar portas e janelas. Podemos também ignorar a IA por completo. As opções de customização são muitas e permitem colocar o que quiserem onde quiserem, assim como alterar o tamno e cor dos objetos. Se tiverem uma imagem em mente irão sem dúvida conseguir criar uma replica na ferramenta.

As possibilidades de exportação também são muitas e até para imprimir, Dungeon Alchemist permite uma série de viewpoints diferentes que irão satisfazer os vossos jogadores. A performance de tudo isto está ainda aberta a melhorias, mas está em boa forma neste momento. Existem coisas a melhorar, por exemplo não vi forma de copiar a cor de um objeto para outro. Também não encontrei uma forma rápida de duplicar ou consultar os objetos mais recentes que utilizei, o que me obriga a procurar as dezenas disponíveis. A IA também apesar de uma grande ajuda, tem alguns problemas, especialmente quando tentamos fazer ajustes ao mapa, expandir uma sala na seguinte por exemplo. Também não existe a possibilidade de adicionar um segundo piso. Para isso vão ter que criar um segundo mapa que faça essa função.

Dungeon Alchemist faz exatamente aquilo aquilo a que se propõe e é impressionante aquilo que consegue fazer estando ainda em Acesso Antecipado. Esta ferramenta não é propriamente para mim, mas consigo imaginar a sua utilidade para todos os DMs. Aliás, depois de criar alguns mapas fiquei com uma vontade tremenda de experimentar alguns deles numa campanha. Talvez nos vejamos por aí numa aventura no Roll20 ou similar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster