O género de sobrevivência tem tido bons lançamentos ao longo dos anos, no entanto nenhum conseguiu chegar sequer perto da força da natureza que é Minecraft. Seja qual for o jogo, por muito bom que seja, todos eles viveram na sombra do fenómeno da Mojang. Isto não quer dizer que não existam boas propostas, muito pelo contrário. Muitos jogos focaram-se em oferecer algo bastante diferente, alguns até começaram a introduzir histórias agradáveis e outros elementos interessantes.
Len’s Island é um jogo de sobrevivência que começou com uma campanha Kickstarter muito bem sucedida, tendo o seu criador encontrado fundos para contratar uma pequena equipa e trazer a sua verdadeira visão para a realidade. É um jogo de sobrevivência não linear através do desconhecido. O jogo começa por não nos dar muita informação, deixando-nos para descobrir as coisas à nossa maneira e velocidade. Depois de cortar umas árvores com o Machado com que começamos, o jogador acede pela primeira vez ao menu de criação de itens, onde pode começar a construir a sua primeira cabana.
O jogo não nos obriga a praticamente nada. Podemos começar por construir uma casa, mas isso é porque apenas nos parece lógico. Temos que ter uma casa certo? Mas não há razão nenhuma para efetivamente termos de jogar desta forma. É este o lemento não linear do loop da jogabilidade. O progresso é feito pela nossa necessidade e não porque o jogo nos obriga. Se começarmos por construir uma casa, vamos ver que precisamos de carvão e ferro, algo que podemos encontrar numa cave perto de onde começamos o jogo.
Não é apenas o sistema de crafting que nos vai levar em direção a algo. Os inimigos é NPCs do jogo também o vão fazer, mas Len’s Island não é um RPG onde cumprimos quests, todas as direções que tomamos é porque decidimos tomar, mesmo que o jogo faça um bom trabalho em indicar-nos que ir numa certa direção é a melhor direção. O jogo promove a exploração, mas ao mesmo tempo pune a exposição ao risco, cabendo ao jogador encontrar sozinho um equilíbrio com que se sinta confortável.
Em termos de apresentação, Len’s Island é um jogo realmente bonito. A sua atmosfera é realmente bela, recheada de erva e plantas de cores vivas. Também as águas do mar são impressionantes e as animações ajudam a tornar o jogo muito bonito de se olhar. O jogo também faz um bom trabalho em fazer o ambiente transmitir informação ao jogador. As cores mostram e realçam as coisas que o jogador precisa e quando vamos para as cavernas podemos ver vários tipos de arquitetura e com o tempo percebemos que isso é indicativo de vários tipos de segredos.
Len’s Island encontra-se neste momento ainda em Acesso Antecipado na Steam e existem pequenas coisas que podem e devem ser melhoradas. Os locais como cavernas precisam de mais detalhe, quebrando o ambiente colorido do jogo. Obviamente que estes locais não precisam de ser coloridos também, mas podiam haver pequenos detalhes ou notas de algo diferente. Estes locais são os mais interessantes do jogo, portanto é pena que não sejam mais interessantes visualmente. Existe ainda tempo para estas pequenas melhorias e no geral o jogo mostra-se bastante promissor.