Antevisão: Scorchlands

Scorchlands é um novo jogo de gestão dentro do género city building onde o jogador tem que gerir a exploração dos recursos do satélite vulcânico Helia. Helia está recheado de recursos e portanto atrai muitos exploradores à procura não apenas de riqueza mas também à procura de novas tecnologias e criar ricas colónias. Infelizmente a superfície também está cheia de perigosas criaturas a defender o seu habitat. O jogo mistura sci-fi com fantasia com sucesso e até me faz pensar porque razão não vemos mais vezes essa união. Não há razão nenhuma para uma civilização mágica não se aventurar também na exploração espacial.

Os jogadores têm portanto que estabelecer colónias na superfície da lua e descobrir os seus segredos. Pelo caminho vão descobrindo novas tecnologias, novas magias e terraformar o seu ambiente hostil para criar um mundo mais habitável, especialmente um que não conte com tantas criaturas perigosas. Scorchlands é um jogo bastante único. Apesar de já ter jogado bastantes jogos do género, Scochlands faz as coisas de uma forma diferente daquela que nos habitámos a ver.

Apesar de Scorchlands ainda se encontrar em acesso antecipado na Steam, podemos ver que a direção que a equipa de desenvolvido está a tomar é a de simplificar os sistemas do jogo. Normalmente os jogos do género tendem a ser complexos, com muitos menus e submenus. Para um jogo onde o essencial é gerir recursos, Scorchlands é surpreendentemente simples de jogar. Como isto vai afetar o jogo a longo prazo é algo que teremos de ver na versão final, mas se há uma coisa que não queria de um jogo sobre usar magia e tecnologia para implementar uma colónia numa lua distante, era que fosse aborrecido e pelo que podemos ver até agora, está longe de o ser.

O sistema de construção em grelha é bastante funcional. Os edifícios que podemos construir são vários e a sua produtividade depende dos recursos que eles têm perto mas também das outras construção. Isto faz com que o planeamento valha realmente a pena. É um exemplo perfeito de como o jogo pode abordar a complexidade normal do género com uma solução simples e intuitiva. Muitas vezes em Scorchlands o que temos de fazer é realmente simples, mas a forma como o fazer obriga-nos a pensar. A logística é outro desses aspetos, já que precisamos de transportar recursos entre várias colónias e criar cadeias de processamento dos mesmos, tudo isto usando lasers.

Podemos usar terra-formação para alterar os biomas, utilizando magia e tecnologia. Esta parte do jogo é essencialmente divertida e os criadores de Scorchlands podem ter aqui algo de muito especial de continuarem a construir em cima daquilo que o jogo já faz bem. Visualmente o jogo é bastante aceitável também e a música também cumpre a sua função. Se gostam de jogos deste género é um jogo que devem ir acompanhando, mesmo que optem por não o comprar já.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster