Análise: Fight’N Rage

Fight’N Rage é um jogo de inspiração retro que usa e abusa dessa inspiração. Logo que começamos o jogo ele nos faz recordar os tempos gastos numa sala de arcades. O jogo imita uma antiga máquina arcade, passando por várias verificações de sistema, verificando e autorizando a RAM e número de ROM e versão da região. É um toque agradável num jogo repleto de pequenos toques agradáveis. O jogo está “escondido” atrás de um efeito CRT pesado , mas que podemos desligar se quisermos. O efeito ajuda realmente a colocar o jogador no mood certo, fazendo com que tudo pareça curvar-se aos contornos do ecrã e apresentando cores super saturadas e efeito scanline.

O jogo é sem dúvida uma homenagem aos dias de glória das arcades, mas o criador do jogo, sim criador já que foi feito por apenas uma pessoa, é um beat’em up surpreendentemente profundo e sofisticado que supera muitos dos grandes jogos do género que procura imitar. No início temos acesso apenas ao modo arcade e podemos escolher uma de três personagens. Temos também apenas três botões, um para atacar, outro para saltar e um movimento especial. Simples. Mas Fight’N Rage é um daqueles jogos que é realmente simples de aprender, mas dominar é outra história completamente diferente.

Cada personagem jogável de Fight’N Rage tem vários ataques direccionais. Desde agarrar, artes de solo, ataques aéreas e ataques especiais, há um pouco de tudo no jogo, mas para isso temos de avançar no modo arcade e ganhar o suficiente da moeda do jogo para desbloquear o modo tutorial. É uma escolha um pouco estranha bloquear o tutorial no início e não posso dizer que tenha sido uma boa escolha. O problema não é propriamente o tempo que demoramos a desbloquear o tutorial, já que pouco mais de dez minutos no modo arcade são mais do que suficientes. É a questão de ter de desbloquear o tutorial que me faz confusão e não me recordo de alguma vez ter visto algo do género.

Depois de aprendermos mais alguns ataques no modo tutorial de Fight’N Rage, o jogo começa a oferecer exatamente aquilo que procuramos num jogo do género. Os inimigos são inteligentes e precisamos de conhecer cada tipo de inimigo intimamente para conseguir ter algum sucesso nos níveis mais avançados. Os inimigos são variados mas fazem lembrar personagens de outros jogos conhecidos como Blanka ou M.Bison. Não é de todo fácil dominar Fight’N Rage, mas assim que entramos no ritmo do jogo, este acaba por oferecer algum equilíbrio. Precisamos de estar constantemente atentos e dominar todo o tipo de movimentos desde ataques normais e especiais, deslize, desvios e a esquiva, mas assim que aprendemos como e quando usar tudo isto, o jogo torna-se realmente gratificante.

Um dos destaques do jogo são os seus movimentos especiais. Estes são representados num pequeno contador no canto superior esquerdo do ecrã. Sempre que usamos um temos de esperar para reabastecer, no entanto, podemos usar na mesma habilidades especiais sacrificando o nosso HP. É uma mecânica inteligente e que cria aqui um sistema de custo beneficio interessante. São pequenos detalhes e sistemas como este que tornam o Fight’N Rage tão viciante e inteligente, e muito mais do que estamos à espera no início.

Fight’N Rage é uma excelente proposta para os amantes do género, principalmente se gostam dos jogos clássicos que marcaram as arcades e a era 16bits.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster