Análise: Goblins Of Elderstone

Goblins Of Elderstone é um city builder com um processo de desenvolvimento algo atribulado, tendo passado tanto pelo programa Steam Greenlight, de onde saiu em 2016, passando pelo Kickstarter e tendo passado até ao programa Steam Early Access de onde saiu mais recentemente. Agora no seu lançamento final, Goblins Of Elderstone mantém aquilo que todas estas fases de lançamento deixaram antever, Goblins Of Elderstone é um jogo agradável, mas não é um marco do género.

Começamos Goblins of Elderstone definindo coisas como o herói dos goblins e o seu alinhamento entre o bem e o mal, assim como uma divindade e até o seu inimigo. Nada disto nos diz muito no início do jogo, mas percebo a sua inclusão nesta fase e não vejo em que outra podia encaixar. Depois disso temos o tutorial que nos ensina os elementos básicos do jogo da criação e gestão da aldeia. Não é um tutorial muito elaborado e no geral acho que deixa muito por dizer, mas se tivermos atenção vamos aprender o essencial aqui.

Planear a vila é imensamente satisfatório por si só, com o jogo a ser muito fiel à natureza desorganizada da sociedade goblin. Podemos colocar edifícios onde quisermos e ver pequenos passeios de madeira a preencherem automaticamente a lacuna entre os edifícios adjacentes, fazendo com que uma coleção de pequenas cabanas pareça um lar em pouco tempo. Colocar um edifício não o constrói instantaneamente. Os goblins têm primeiro de entregar recursos às fundações e construir cada edifício.

Se jogaram Banished, irão encontrar muitas semelhanças aqui. Todos os goblins não atribuídos a um papel específico assumem o papel de trabalhadores em geral. Eles recolhemn recursos básicos, entregam recursos para edifícios e os constroem. Os trabalhadores em geral nem sempre fazem o trabalho. A maioria dos edifícios requer uma força de trabalho para os gerir também e precisamos de um goblin ou dois antes que eles comecem a servir ao propósito pretendido. Temos de equilibrar a nossa força de trabalho para servir as várias posições, deixando alguns livres para se ocuparem das funções básicas que referi acima.

Alguns dos edifícios produzem uma variedade de recursos, e podemos ajudar n gestão priorizando um sobre os outros ou até cancelando totalmente a produção de um recurso. Podemos até priorizar as ações de goblins individuais, marcando os recursos que eles devem reunir ou as atividades que devem fazer. Muitos edifícios, como a cabana do lenhador transformam esses ou outros recursos naturais em materiais complexos. Tal como em Banished, a dificuldade do jogo atinge o pico no inverno e é para ele que temos de nos preparar.

Sobreviver ao inverno não é de todo fácil. É essencial construir uma torre de vigia até ao início do inverno. Os goblins preferem fugir do que lutar, e embora o chefe tenha saúde suficiente, designar dois goblins de guarda para a duração do inverno é essencial. O inverno, tem presas próprias, com frio capaz de matar os nossos goblins em dois tempos. Eles podem ir para dentro de casa ou se sentar ao lado da fogueira para se aquecer novamente, mas alguns podem não conseguir. Essa necessidade de calor diante dos meses frios é a principal causa do perigo, mas o próprio fogo necessário à sobrevivência é um perigo que temos de ter em conta.

O inverno está também repleto de doenças, que gradualmente prejudicam a saúde dos nossos goblins e se espalham entre eles até que todos morram. Só os padres podem curar doenças, mas o problema aqui é a dificuldade em arranjar padres. A construção necessária para atribuir padres leva três tipos de recursos para construir e no momento em que começamos a construir as pedras e ferramentas são bastante simples, mas as tábuas devem ser feitas de toras em uma serraria, que implica uma cadeia de recursos complexa.

Goblins Of Elderstone é um jogo bastante interessante, mas é talvez apenas tão interessante como jogos como Banished. Não é um jogo propriamente bonito e detalhado e tem mais bugs do que seria de esperar num jogo com um processo de desenvolvimento tão longo. Não deixa de ser um jogo interessante, mas não é melhor do que outros do mesmo género, sendo que se distingue principalmente pela raça que controlamos.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster