Análise: Overloop

Overloop é um jogo desafiante de puzzles e ação que conta a história de uma empresa de tecnologia maligna que utiliza a tecnologia de clonagem para assumir o controlo da cidade. Como o técnico que inventou a tecnologia de clonagem, o jogador deve libertar a cidade do domínio maléfico do chefe corrupto da empresa. A história ocorre em Infinity City, onde o laboratório da Infinity Inc. criou com sucesso o dispositivo de clonagem. No entanto, um ano depois, as consequências da invenção são graves, com a cidade sendo altamente policiada e clones protestando pelos seus direitos humanos. Quando um colega de trabalho é preso por traição, o jogador decide investigar o porão da empresa e acaba descobrindo uma grande conspiração, enquanto luta pela sobrevivência. Os clones tomaram conta da vida dos originais e a investigação é mais perigosa do que parece.

Com a ajuda da IA Dennis, responsável pelo Programa de Teste de Clones, o jogador usa a arma QRMD para criar clones e resolver os puzzles de Overloop. Apenas o “Original” pode sair de cada sala, o que significa que os clones são sacrificados para ajudar o jogador a alcançar seus objetivos. Conforme o jogo avança, os puzzles ficam mais complexos e desafiadores. As melhorias da QRMD permite que o jogador crie mais clones, mas também aumenta a quantidade de obstáculos que o jogador precisa superar. Em cada nível, existem cristais para serem recolhidos, que podem ser alcançados com a ajuda dos clones. Embora a recolha de cristais seja opcional, as salas dos puzzles incentivam a experimentação e a diversão de gerar vários clones para ajudar o jogador.

O jogo ocorre em vários locais dentro de Infinity City, cada um com atenção aos detalhes que os caracterizam. Desde o porão do Laboratório Infinity Inc. com vegetação por toda parte até ao Wonder Trainer vermelho, que nos faz lembrar o comboio que vai até Hogwarts. O objetivo do jogo é alcançar uma porta bloqueada por obstáculos , como lasers, objetos afiados e milícias armadas. A solução para esses puzzles é normalmente lançar vários clones no problema até conseguir forçar a porta. Os níveis mais avançados exigem a recolha de uma chave para abrir a porta, mas isso não é um grande desafio adicional.

Os de Overloop em si são simples e ideais para jogadores que procuram uma experiência casual. O jogo não é pensado para desafiar o jogador, mas para contar uma história de ficção científica divertida que inclui clones. Além disso, o jogo oferece níveis de desintoxicação que proporcionam uma pausa na mecânica de resolução de puzzles, permitindo ao jogador aprender mais sobre a história e conversar com as personagens.

Em termos de apresentação, Overloop utiliza um estilo de arte pixel que mistura sensibilidades modernas com nostalgia pela era 16bit. Os fundos são talvez o aspeto melhor conseguido, trazendo ambientes detalhados que dão vida ao mundo do jogo. Há uma atenção ao detalhe neste aspeto, mesmo que no geral o jogo seja de baixa fidelidade, com uma particular atenção ao gore que acontece sempre que um dos clones morre. A banda sonora procura ser ligeiramente assustadora e encaixa na perfeição no ambiente de fição e conspiração do jogo. O restante som é minimalista mas tudo encaixa na perfeição. Não existem falas no jogo, mas nunca sentimos falta delas também.

Overloop é um jogo curto, com apenas um par de horas de duração. Apesar disso tem muito para oferecer na sua curta duração. Consegue oferecer bons tópicos de discussão e apesar dos puzzles serem simples, o jogo consegue ser divertido. A mecânica dos clones é bem pensada e simples de aprender. Infelizmente o jogo cai na repetição mesmo tendo em conta a sua curta duração.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster