Antevisão: Backpack Hero

Backpack Hero é um roguelike que se encontra ainda em acesso antecipado e que mistura elementos de RPG com tetris. Pode parecer confuso mas é exatamente isto. Essencialmente Backpack Hero é um RPG por turnos, mas em vez de grandes estatísticas e habilidades, temos itens e a gestão de inventário. Basicamente todo o jogo se resume em escolher os melhores itens que os inimigos vão deixando e precisamos de dominar a gestão da mochila numa sistema de grelha que por vezes faz lembrar tetris.

Quem já jogou Diablo ou outro jogo do género sabe o tempo que por vezes perdemos a tentar arranjar forma de levar aquele item que não sabemos sequer se vai ser útil ou não, mas sabemos que o temos de levar. Backpack Hero basicamente é um jogo construído todo em volta desta ideia. O combate em si é muito simples, basicamente temos apenas de carregar no item que queremos utilizar, mas há mais elementos que adicionam complexidade ao jogo. Alguns itens funcionam melhor se também usarmos outros, enquanto que outros itens funcionam melhor se tivermos espaços vazios na mochila. Cabe ao jogador escolher como construir a sua mochila e ter um pouco de sorte com os itens que lhe calham.

A jogabilidade é realmente simples e o jogo tende a começar simples. Começamos com apenas três pontos de energia para usar a cada turno, um escudo que adiciona um número de pontos de bloqueio quando usado, uma espada que causa um pouco de dano e uma refeição consumível que reabastece energia. Usar a espada ou o escudo usa um ponto de energia. Com o tempo vamos tendo acesso a itens como armaduras que adicionam passivamente mais energia por exemplo. Há muito mais itens com comportamentos diferentes, como armas que gastam mais energia mas infligem muito mais dano ou até armas que não gastam energia mas podemos usar só uma vez num turno ou até uma varinha mágica que pode lançar um feitiço, mas para isso precisamos de uma fonte de mana que também é um item que precisamos de ter. Também existem arcos, cujas flechas ficam mais fortes dependendo de quantos espaços vazios existem à sua direita.

Como podem ver, o sistema simples tem muita complexidade escondida e há espaço aqui para uma aprendizagem bastante longa. O jogo rapidamente se transforma num jogo complexo com itens especiais, gemas e muito mais que são polidos ou enfraquecidos pela sua posição na grelha. Alguns itens melhoram outros itens que tocam ou que estão na mesma linha, enquanto que algumas peças de armadura são mais fortes em certas áreas da grelha. A grande parte da jogabilidade é ler os itens e escolher, formulando uma estratégia(parte superior para capac ou pelo menos tentando, já que apenas recebemos uma pequena quantidade de itens sempre que derrotamos um inimigo.

Os itens também têm peso. Alguns itens são pesados e ficam sempre na linha inferior da bolsa, enquanto outros são leves e ficam sempre no topo. Outros movem-se por vontade própria, concedendo buffs ao longo do caminho. O jogo é propenso a resultados hilariantes e também varia muito conforme a sorte que temos em cada corrida.

Backpack Hero é um jogo muito original, no entanto noto a falta de algum tipo de progressão permanente. Há muito espaço para melhorias, mais itens e mais mecânicas de jogo, no entanto é um jogo que posso recomendar mesmo no seu estado atual.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster