Análise: Deceive Inc

Deceive Inc é um jogo para múltiplos jogadores onde conseguimos ver um ou outro elemento que nos relembra outros jogos, mas a configuração geral é completamente inovadora. É um jogo que não é fácil de descrever e mesmo se o conseguirmos fazer com sucesso, não é de todo fácil perceber o que Deceive Inc é sem o jogar primeiro. Mas basicamente é um jogo onde a solo ou em equipa, o jogador joga como um de vários diferentes espiões com uma missão. A missão é retirar uma mala de um cofre e sair da zona, mas sobreviver o tempo suficiente para cumprir a missão é uma tarefa bastante complicada e requer uma série de capacidades diferentes do jogador.

São muitos os sistemas interligados para que Deceive Inc seja tão interessante. Há muita liberdade misturada com um modo semelhante ao modo multi-jogador do antigo Assassin’s Creed Brotherhood. Esse é talvez o maior foco de inspiração. Cada espião tem pontos fortes, mas não é isso que torna o jogo único, já que estamos mais do que habituados a classes diferentes nos nossos shooters e isto não é nada mais do que uma forma diferente do mesmo sistema, ou até um shooter como Overwatch que vai mais além de um sistema de classes. Em cada circunstância um determinado espião é mais útil que outro, cabendo ao jogador escolher um que se adapte à situação e há sua forma de jogar.

Cada missão é dividida em pequenas fases, cada uma tem uma forma de abordagem diferente. Na primeira fase temos de encontrar chaves e outras informações. Isto requer uma abordagem mais furtiva e capacidade de nos misturar-mos com as personagens não jogáveis. A segunda fase é a infiltração do cofre que envolve mais ação, com o jogador a ter de enfrentar guardas e outros jogadores. A última fase é a extração da mala e é ação completa, com todos os jogadores a verem o jogador que carrega a mala. O resultado final é fantástico e uma experiência refrescante e sem nenhum jogo que ofereça algo semelhante.

Não é apenas a jogabilidade que se destaca a aqui, também visualmente Deceive Inc é fabuloso. A estética dos anos 70 com espionagem à mistura faz-nos lembrar No One Lives Forever e não podia ficar mais contente por ver novamente algo semelhante. O jogo em si também nos faz lembrar esse shooter que nos deixou saudades, mas são jogos completamente diferentes. Desde os fatos das personagens, os cenários e até a música, tudo combina na perfeição para nos dar uma atmosfera meio Austin Powers que funciona de forma brilhante. Existem muitos gadgets que além de terem bom aspeto, também são muito úteis, cada um à sua maneira. Os exemplos de gadgets brilhantes são muitos, desde o cubo que pode aumentar e diminuir a um gadget que copia objetos, há de tudo.

Um dos principais elementos do jogo é a liberdade que este dá aos jogadores. Vamos muitas vezes ver outros jogadores a fazerem algo que nunca imaginámos. Além de nos sentirmos muito burros por não termos pensado nisso antes, aquilo que vamos sentir mais é vontade de ir a correr fazer a mesma coisa a outros jogadores. O final de cada missão vai sempre ser um tiroteio banal e é realmente pena que o culminar de tudo o que o jogo faz bem, seja algo tão banal e o pior elemento do jogo. A jogabilidade de shooter do jogo é bastante fraca quando comparado com o resto e o jogo teria muito a ganhar em terminar de outra forma. As armas em si são desenhadas de forma brilhante, mas é a ação em si que não atinge nem de longe nem de perto a qualidade de outros shooters do mercado.

Há muito para gostar em Deceive Inc. É um jogo diferente que acaba por não atingir todo o potencial graças a sistemas de progressão antiquados, com armas bloqueadas atrás de níveis mínimos por exemplo. Isto faz com que tenhamos de nos focar num ou outro espião, o que ignora que cada um tem uma utilidade diferente e retira competitividade ao jogo. O jogo brilha muito mais quando nos dá todas as ferramentas para jogar de igual para igual com os outros jogadores e seria benéfico não esconder muitos dos seus melhores gadgets e armas atrás de requisitos de nível. Isto juntamente a uma jogabilidade de shooter fraca e uma terceira fase que se baseia exatamente nessa jogabilidade fazem com que Deceive Inc seja bom e original, mas não perfeito.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster