Análise: Dredge

A premissa de Dredge é realmente interessante. Misturar elementos de pesca, horror gótico e Lovecraft é uma ideia atraente, mas o jogo em si acaba por ficar limitado pela sua mecânica simples. Dredge apresenta-nos uma criatura do mar infeliz que implode à medida que é submetida a uma pressão intensa no seu mundo fictício. Os peixes são representados como blocos 2D que devem ser encaixados numa grade expansível no porão de carga do navio. Isso é uma representação simplificada da indústria real de processamento de peixe, onde o que é pescado é cortado em pedaços negociáveis ainda no convés do navio. Peixes menores podem ser facilmente encaixados nos espaços vazios, enquanto outros maiores exigem mais habilidade para serem encaixados numa estrutura retilínea. Se os jogadores conseguirem organizar as suas peças com cuidado, pode haver espaço para acomodar todas as criaturas no navio.

Dredge tem como protagonista um pescador que controla um barco de pesca. O jogo é ambientado numa cidade costeira onde, num determinado momento, o protagonista é convidado a pescar como forma de agradecimento pelo presidente da câmara. No entanto, conforme o jogo avança, fica claro que há algo de errado com os mares e ilhas que cercam a cidade, sugerindo um passado sombrio e eventos suspeitos. Para pagar a sua dívida, o jogador precisa continuar a pescar para financiar expedições e investigar mais sobre a história da cidade. Ao navegar pelas águas de Dredge, o jogador precisa pescar diferentes espécies de peixes em diferentes horários, além de transportar materiais para melhorar o barco. À medida que a noite cai, coisas estranhas começam a acontecer, especialmente quando o jogador começa a ficar cansado. O tempo é um fator importante no jogo, mas no geral a componente de terror não é muito assustadora.

Durante o jogo, é possível que o jogador comece a ver silhuetas e auras estranhas e rochas que aparecem do nada, mesmo que antes não estivessem lá. Além disso, os holofotes do barco podem começar a falhar de maneira misteriosa. À medida que o jogo avança, a nossa personagem começa a perder um pouco a cabeça e as silhuetas e formas podem mudar. É importante gerir o tempo e a rotina com cuidado, descansando regularmente, para evitar que isso aconteça. É um sistema de sanidade como já vimos noutros jogos, mas a sua implementação aqui é bastante sólida. Existem minijogos de pesca, que são simples, mas viciantes e sofisticados, baseados em tempo e é fácil perder a noção do tempo enquanto jogamos, o que por sua vez nos retira sanidade.

O jogo é uma experiência de terror subtil, com elementos sobrenaturais que mal afloram à superfície do jogo, mas deixam uma marca persistente. O mundo do jogo é construído de forma envolvente, com conversas com as personagens e descrições dos objetos que encontramos a evocar uma sensação de mistério. Cada mecânica do jogo é projetada de forma a manter o jogador interessado e motivado a continuar a jogar. Dredge é um jogo muito envolvente, com uma atmosfera sinistra e uma construção de mundo intrigante. Controlar o barco de pesca, gerir o inventário, pescar em pontos estratégicos e melhorar o navio são tarefas que mantêm o jogador sempre ocupado e motivado. Os minijogos baseados em tempo para pescar são simples, mas gratificantes e a atmosfera do jogo é habilmente construída.

Se gostam de jogos atmosféricos, Dredge pode não assustar nem ser muito complexo, mas oferece uma atmosfera muito boa, sendo um dos seus principais pontos fortes.

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