Análise: Moviehouse – The Film Studio Tycoon

Não devem ser muitos os jogadores a lembrarem-se de The Movies, um jogo desenvolvido por Peter Molyneux e a sua equipa da Lionhead. Quando ouvi falar pela primeira vez de Moviehouse – The Film Studio Tycoon, The Movies veio-me logo à memória. Existem muitos elementos a aproximar estes dois jogos, mas apesar de não ter sido um sucesso, continuo a acreditar que The Movies foi um jogo superior, capaz de oferecer uma experiência realmente diferente do normal. Talvez sejam os óculos da nostalgia a falar, mas mesmo ignorando tudo isso, Moviehouse – The Film Studio Tycoon não é um jogo excelente. Este é um jogo para aqueles interessados em enriquecer na indústria cinematográfica. Aqui podem escrever e dirigir os vossos próprios filmes para alcançar o sucesso na indústria.

A jornada do jogo começa nos anos 80 e à medida que o tempo avança, o jogador tem de se adaptar às mudanças da evolução do cinema. É um processo complexo para conseguir fazer um bom filme e pode levar vários meses até termos um produto final. De forma irónica, embora produzir filmes nos possa ajudar a começar, a principal fonte de rendimento acabará por ser a aquisição de outros estúdios de cinema.

Quando trabalhamos com vários funcionários, a interface do utilizador pode tornar-se confusa, o que pode tornar o jogo de simulação de gestão divertido no início, mas que rapidamente se torna cansativo. Moviehouse – The Film Studio Tycoon começa como qualquer outro jogo de simulação empresarial. Nós criamos um estúdio, contratamos um guionista e depois um produtor para criar um filme. O nosso objetivo é alcançar o topo da indústria cinematográfica, trabalhando arduamente para progredir de baixo para cima. A indústria do cinema não é estática e evolui com o tempo, adicionando pressões adicionais. Os métodos de distribuição dos filmes mudam de acordo com as tendências e temos de nos adaptar a essas mudanças ou fechar as portas. O processo de criação de um filme é simples, mas demorado. Devemos escrever um guião, determinar um local e escolher os papéis das personagens.

Quando o guião estiver pronto, produzimos o filme selecionando locais de filmagem, contratando atores e focando em certos aspectos da filmagem. Temos também de promover os filmes, devemos realizar algum marketing ou nossos ganhos nas bilheterias serão lamentáveis. A jogabilidade é semelhante à de qualquer outro jogo Tycoon. Controlamos as variáveis necessárias para o nosso sucesso e trabalhamos para criar um bom filme. Conforme ganhamos mais conhecimento, desbloqueamos mais géneros para novos filmes. Isso dá ao jogaor algo para trabalhar, mesmo que o que se desbloqueia possa nos empurrar para certas categorias bloqueadas. Escrever e produzir não são tudo de que precisamos, e nós devemos ter equipas que melhorem os nossos filmes. As nossas equipas podem encontrar novos locais de filmagem, criar adereços e anexar adereços aos locais de filmagem. Isso ajuda a melhorar a qualidade de um filme, embora os locais e adereços que descobrimos sejam aleatórios. Isso prejudica um pouco o conceito, já que esperamos que nossa próxima descoberta seja realmente relevante para o nosso filme.

Uma vez que as peças se juntam, é fácil aumentar a qualidade do filme e podemos padronizar o processo. Embora tenhamos apenas alguns géneros de filmes para trabalhar, nós desbloqueamos mais por meio da pesquisa. Somos ativamente encorajados a fazer filmes de diferentes géneros, combinando tendências populares para ganhar mais dinheiro e obter mais pesquisas. Também desbloqueamos mais cartões de personagens e locais, que nos permitem encontrar as configurações ideais e os pares de personagens. A pesquisa também é crucial para cortar custos e descobrir novas maneiras de atingir o público, o que nos fornece um incentivo para monitorizar o progresso da pesquisa.

Infelizmente, um grande problema com o jogo é o seu ritmo. Embora fazer filmes seja um processo compreensivelmente longo, passamos a maior parte do tempo à espera e isso não é muito envolvente. Só conseguimos um escritor e diretor no início e devemos produzir constantemente se quisermos que algo aconteça. As equipas trabalham conosco para melhorar o produto final, mas isso também leva tempo. Um filme pode ser ótimo, mediano ou péssimo, mas nós não descobriremos rapidamente. Fazer alterações em um novo rascunho de filme é difícil, pois nós não ganhamos a capacidade de reescrever roteiros ou refazer filmes até mais tarde.

O ritmo pode ser um problema quando estamos a lidar com o fluxo de caixa no nosso negócio de produção cinematográfica. Uma vez que os filmes requerem tempo para serem preparados e para gerar receitas, pode ser fácil entrar em território negativo, sem termos a certeza do retorno financeiro que teremos com cada filme. Para remediar este problema podemos comprar ações de outros estúdios de cinema para obter uma renda passiva. Apesar de ser uma ótima forma alternativa de ganhar dinheiro sem ter que recorrer a empréstimos bancários ou investidores, é importante lembrar que pode ser uma faca de dois gumes. Embora a criação de filmes continue a ser o coração do nosso jogo, não é agradável quando o nosso sucesso depende apenas dos filmes que fazemos. Há muito valor em trabalhar arduamente para criar um ótimo filme e em perceber que não teremos sucesso se o próximo filme não for ótimo também.

Moviehouse – O Tycoon do Estúdio de Cinema tem uma base sólida como um simulador de gestão da indústria cinematográfica. Há boas ideias que tornam o jogo envolvente no começo, mas algumas consequências de longo prazo não foram devidamente pensadas. Isso faz com que o jogo perca o seu apelo logo após a expansão e o charme que te mantém envolvido em um simulador desaparece rapidamente. No entanto, há muito potencial para ser explorado. Gradualmente subir a escada e produzir ótimos filmes é gratificante, mas infelizmente, o jogo sofre com alguns problemas. O tempo que leva para produzir filmes pode ser cansativo. Embora seja ótimo ter um simulador que abrange um longo período de tempo, o jogo precisa de mais refinamento para ser uma boa experiência de gestão.

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