Análise: After Us

Muitos jogos conseguem apresentar juntamente com boas histórias e jogabilidade, comentários sociais ou ambientais, que podem ser ignorados acidentalmente ou até mesmo intencionalmente. No entanto, alguns criadores utilizam os jogos como meio para transmitir uma mensagem clara, algo que After Us, desenvolvido pela Piccolo, consegue. After Us situa-se numa Terra despojada de todas as formas de vida, seguindo a difícil jornada de Gaia, o Espírito da Vida, na sua missão de restaurar as almas dos animais extintos. O jogo aborda sem rodeios o impacto que os seres humanos tiveram no meio ambiente e nas outras criaturas com as quais compartilham o planeta. Agora, até mesmo os humanos desapareceram, vítimas das suas próprias tendências destrutivas, e Gaia enfrenta a decisão de incluir ou não os humanos entre os animais que ela reintroduzirá na Terra.

A premissa de After Us é simples, assim como a jogabilidade. Mãe, um ser mais poderoso que Gaia, utilizou a sua força vital para salvar as almas dos animais, mas estas estão de alguma forma presas. A protagonista do jogo deve percorrer diversos locais, testemunhando os últimos momentos dos animais na Terra, e em seguida, libertá-los para repovoar o planeta. Para alcançar esse objetivo, Gaia adquire gradualmente diversos poderes à medida que o jogo progride, embora alguns sejam úteis apenas em níveis específicos. A principal habilidade é conhecida como Vida, representada por uma brilhante orb branca, que pode ser utilizada para uma variedade de tarefas, como purificar temporariamente a terra ao redor, afastar obstáculos e derrotar inimigos. Além disso, Gaia é capaz de escalar árvores especiais e utilizar o impulso que elas proporcionam para percorrer longas distâncias no ar, andar verticalmente em paredes e correr, saltar, dar duplos saltos e planar. Os controlos são simples, fáceis de aprender e intuitivos na sua maioria, embora por vezes pareçam inexplicavelmente pouco responsivos e ocasionalmente resultem numa queda em vez de um salto.

O movimento nas paredes também pode ser frustrante, pois Gaia não se mantém fiavelmente agarrada à superfície, embora isso não torne o jogo excessivamente punitivo em caso de falhas. Para além dos pontos de salvamento automáticos, existem diversos pontos de viagem rápida que podem ser desbloqueados ao longo do jogo, tornando mais fácil revisitar áreas para encontrar os numerosos itens colecionáveis espalhados. Os objetos colecionáveis desempenham um papel importante em estimular a jogabilidade. Embora o objetivo principal seja alcançar o espírito animal primordial em cada nível e libertá-lo, existem outras almas ao longo do caminho que também devem ser encontradas. Estas são brilhantes orbs azuis com as quais a habilidade Vida de Gaia pode interagir e libertá-las. O segundo grupo de colecionáveis são as memórias, que são descobertas através da utilização da Vida de Gaia nas figuras humanas encontradas ao longo dos níveis.

Ocasionalmente, Gaia encontra figuras humanas ou grupos delas que ainda estão em movimento. A maioria delas é hostil, com olhos vermelhos brilhantes. Estes inimigos perseguem Gaia e se a capturarem, irão drenar a sua energia vital. Temos de utilizar sua habilidade Vida para purificá-los e libertá-los. Esses breves momentos de combate ocorrem em intervalos bem colocados, adicionando um toque de adrenalina ao jogo sem interromper a sensação geral de exploração descontraída. Alguns dos ambientes em After Us são impressionantes, com estruturas gigantescas, cuja função muitas vezes é obscura, estendendo-se ao longo da distância e lembrando ao jogador o quão pequena Gaia realmente é quando enfrenta a imensa tarefa à sua frente. Os diversos cenários do jogo, mesmo quando se tratam de locais simples e pobres podem ser incrivelmente belos e até mesmo um pouco deslumbrantes. A intenção do estúdio é fazer com que os jogadores sintam tristeza e empatia ao testemunhar como os últimos animais foram mortos, e consegue alcançar esse objetivo. Além disso, os níveis em After Us são notavelmente diversos, cada um com uma atmosfera distinta que oferece uma experiência de jogo ligeiramente diferente. Não há dois níveis concluídos da mesma maneira, e cada um apresenta um ciclo de jogo que mantém After Us interessante e envolvente do início ao fim.

A câmara em After Us é o maior defeito do jogo. Ela frequentemente causa mortes prematuras, seja por não girar rapidamente o suficiente ou por obscurecer o caminho. After Us também apresenta algumas questões técnicas. Além de algumas falhas significativas no painel, o jogo tende a travar frequentemente durante as tentativas de salvamento automático. Não é algo que aconteça com muita frequência mas é algo que notamos sempre que acontece. After Us não deixa de ser uma experiência sólida que pode ser concluída em cerca de 10 horas, ou 20 horas para aqueles que desejarem explorar completamente o jogo. After Us pode não se destacar muito, mas é um jogo muito interessante que irá valer a pena para quem resolver experimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster