Análise: Gimmick! Special Edition


Gimmick! é um verdadeiro clássico da era 8bit. A sua editora, a Sunsoft, é uma verdadeira heroína desconhecida das eras de jogos de 8 e 16 bits, com jogos como Batman e Gremlins 2 a serem exemplos de um portfolio de verdadeiros marcos dessa geração. Gimmick foi um trabalho muito pessoal do diretor do jogo, Tomomi Sakai, aparecendo muito tarde no ciclo de vida da NES. Muito esforço foi colocado no seu aspeto visual, qualidade gráfica e banda sonora em resposta ao domínio da Super Nintendo.

No jogo assumimos os papéis de Yumetaro, uma pequena criatura verde que é acidentalmente presenteada a uma menina como um brinquedo. Quando ela se encontra sequestrada para outra dimensão, Yumetaro decide resgatá-la. Gimmick! é um jogo de ação e plataformas e é famoso por duas coisas além das suas proezas técnicas, níveis engenhosamente projetados que exigem o uso inteligente das propriedades da física e um nível de dificuldade incrivelmente brutal. As fases são projetadas à perfeição, com Sakai criando os seus layouts com armadilhas que exigem estratégia lógica e reflexos precisos.

O jogo apresenta seis níveis no total, mas sabemos que dominá-lo exigirá dedicação a longo prazo. Para aqueles dispostos a investir o seu tempo e esforçarem-se, um modo de corrida rápida foi incluído para registrar nossos tempos. Embora possamos adquirir armas secundárias de uso único, a habilidade principal de Yumetaro é o seu projétil mágico em forma de estrela. Este é capaz eliminar inimigos, começando pela paisagem de forma orgânica. Mas é a maneira como podemos saltar em cima da estrela enquanto ela retorna, montando-a para alcançar áreas inacessíveis, que define o jogo. Este é o ponto da jogabilidade que é verdadeiramente único e que fazem de Gimmick um clássico. Muitas vezes, precisamos julgar a trajetória da estrela, vendo como ela responde a vários ângulos, antes de a usar para andar à sua boleia ou para chegar a lugares mais altos.

Isto requer muita tentativa e erro. A estrela atua como meio de ataque, defesa e é essencial também para descobrir segredos ao longo do jogo. Esta última parte é fundamental, pois cada nível do jogo requer exploração para descobrir um objeto mágico escondido que nos proporciona várias vidas extras, de acordo com um grande impulso na pontuação. Se adquirirmos todos os seis tesouros escondidos do jogo sem usar continuações, podemos revelar o verdadeiro último boss e obter o melhor final.

As áreas escondidas são puzzles que exigem reflexos incrivelmente ágeis. Além de plataformas e inimigos brutalmente projetados, usar a cabeça para procurar esses itens mágicos torna o jogo o que ele é. Esta reedição especial é um ótimo port da BitWave Games, apresentando conquistas, galerias de arte, recursos de gravação e uma função de retrocesso que é realmente útil quando precisamos aprender uma seção complicada. Apesar de ser extremamente difícil, Gimmick é um exemplo do que tornou a era de 8 bits tão maravilhosa. É uma aventura de ação cuidadosamente ilustrada e repleta de criatividade e imaginação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster